A religião afro-brasileira como tema na literatura infanto-juvenil de Reginaldo Prandi

Autores

  • Lidiane Neves Rodrigues Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v2i1.128

Palavras-chave:

Literatura-infanto-juvenil, Relações étnico-raciais, Reginaldo Prandi,

Resumo

Este texto tem por objetivo pensar a literatura infanto-juvenil de Reginaldo Prandi, sociólogo das religiões, sob a análise dos estudos culturais, uma vez que esta aparece nos dias de hoje como uma possibilidade de atender a demanda exigida pela Lei 10.639/03 a fim de contemplar nos currículos escolares os estudos da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos oficiais de ensino especificamente nas áreas de literatura, artes e história. Assim percorrerei uma trilogia infanto-juvenil composta pelo escritor acima citado analisando a sua perspectiva de olhar sobre as relações étnico-raciais no Brasil. Que aspectos da mitologia Yorubá perpassam as suas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Neves Rodrigues, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

RODRIGUES, L. N. A religião afro-brasileira como tema na literatura infanto-juvenil de Reginaldo Prandi. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.35499/tl.v2i1.128. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/128. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA