Notícias

Chamada para publicação 2019.1

 

https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/manager/files/chamanoticia.pdf

Está no ar a chamada para contribuições de textos originais (artigos, resenhas e entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, a serem publicadas no Volume 13, nº. 1,  jan./jun. 2019, da Revista Tabuleiro de Letras, Diversidade sexual e de gênero: corte na censura". As contribuições serão aceitas até o dia 15 de maio de 2019.

Organizadores: Ricardo Freitas, Ana Paula Teixeira Porto e Flávio Camargo.

Dossiê: Diversidade sexual e de gênero:

corte na censura

Organização: Ricardo Freitas, Ana Paula Teixeira Porto e Flávio Camargo

 

Ementa: A Tabuleiro de Letras, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – PPGEL, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus I, Salvador, ISSN 2176-5782,convida a participar da chamada de publicação para o volume 13, n. 1 / jun. 2019, que aceitará submissões de artigos em torno da temática “Diversidade sexual e de gênero: corte na censura”. A proposta do dossiê consiste em reunir trabalhos que tenham como objeto de investigação produções literárias e notações culturais de configuração homoerótica capazes de convergir com ou divergir daquelas produzidas anteriormente, sobretudo, durante o período da ditadura hétero-militar brasileira. No sentido extremo do termo, divergir aqui significa sair do âmbito de falar de gueis brancos, burgueses e em armários, dentre outros lugares de discursos, para expressar a diversidade sexual e de gênero, articulada com questões de classe social e relações étnico-raciais, contemplando, por exemplo, pessoas gueis negras, efeminadas, pobres, trans e queers. Neste sentido, propomos alguns questionamentos norteadores: a) se há negação e silenciamento, por parte da crítica e da historiografia literária, dessas produções, em que medida a sua revisão e o seu resgate podem contribuir para elucidar obras e autores às margens do cânone?; b) em que aspectos os estudos do passado nem tão distante interessam e como se suplementam (Derrida) ou em estados-devir (Deleuze) ou ao se inscreverem na homografesis(Edelman), apontando espaços ocupados por fluências de identidades e promovendo uma "reinscrição transgressiva" (Dollimore)?; c) em que lugar a censura intervém e como está a arrombar o sistema cada vez mais complexo em lidar com as diferenças?; d) como a crítica literária lida com essa produção que resiste aos tempos de cólera nos dias atuais?

A  Revistaaceita para publicação em formato eletrônico artigos, resenhas e entrevistas inéditos, como se segue: 

  • artigos inéditos em português, francês, espanhol ou inglês, que versem sobre o tema;
  • resenhas críticas de dissertações, teses e livros de importância para a área, que versem sobre o tema. Os textos alvo de análise nas resenhas devem ter sido publicados nos últimos 10 anos, no caso de edições estrangeiras, e nos últimos 5 anos, no caso de edições brasileiras; 
  • entrevistas com pesquisadores e/ou autores de títulos de interesse para os estudos do tema.

Continuaremos recebendo textos fora do tema do dossiê para publicação na Seção Livre.  

As Normas para Publicação constam do site: 

http://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras 

 

No link: 

http://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/about/submissions#author Guidelines
e https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/about/editorialPolicies#pe erReviewProcess 

Prazo final para envio dos artigos: 15/05/2019

Endereço eletrônico para envio (caso não consiga acessar o sistema): tabuleirodeletras@gmail.com 

 

 
Publicado: 2018-12-10