Estimulando Funções Executivas em sala de aula: o Programa Heróis da Mente.

Chrissie Carvalho, Neander Abreu

Resumo


As Funções Executivas (FE) são um conjunto de habilidades complexas que nos permitem direcionar o nosso comportamento para metas e objetivos, flexibilizar estratégias e pensamentos, assim como autorregular-se, controlar os impulsos, tomar decisões, realizar planos e solucionar problemas, sempre tendo em monitorando nosso progresso.  Conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que estão envolvidas no controle e direcionamento do comportamento, responsáveis por orientrem e gerenciarem funções cognitivas, comportamentais e emocionais (Dias, 2013; Malloy-Diniz, Fuentes, Mattos, & Abreu, 2010) (Dias e Seabra, 2013; Malloy-Diniz et al., 2008). As FE atingem sua maturidade mais tardiamente, apresentam um desenvolvimento mais intenso entre 4 e 8 anos (Center on the Developing Child at Harvard University, 2011), e ao longo da adolescência até o início da vida adulta. Por conta desse longo processo de maturação e desenvolvimento, as FE são susceptíveis a desvios do seu desenvolvimento, acarretando em prejuízos e comprometimentos dessas habilidades.


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