Abordagem Psicopedagógica com enfoque Neuropsicológico

Autores

  • Maria Angélica Moreira Rocha

Resumo

Parte-se do pressuposto que os indivíduos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem apresentam déficit na capacidade de aprender e, consequentemente, no desempenho acadêmico. Tal situação é decorrente da capacidade rebaixada em algumas funções cognitivas, como atenção, funções executivas e memória de trabalho. Constatando-se esse diagnóstico, pode-se propor um plano de intervenção, através de recursos diversificados, visando uma modificabilidade cognitiva. O presente trabalho descreve a aplicação do recurso informatizado como ferramenta de aprendizagem, na ação psicopedagógica.

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Biografia do Autor

Maria Angélica Moreira Rocha

Formação: Pedagogia – UFBA. Possui especializações em: Educação Especial, Psicodrama, Psicopedagogia, Modificabilidade Cognitiva, Neuropsicologia. Possui atuação: Em Psicopedagogia Clínica – MAPSI – Consultoria e Psicopedagogia Clínica. Consultoria a Instituições Educacionais; Supervisão Psicopedagógica;           Docente em cursos de Especialização de Psicomotricidade e Psicopedagogia e Neuropsicologia.

Referências

-Barbosa, Laura Monte Serrat e Colaboradores. Segredos do Aprender. São José dos Campos: Pulso, 2010.

- Beyer, Hugo Otto. O fazer Psicopedagógico – A abordagem de Reuver Feuerstein. Porto Alegre: Mediação, 1996.

- Oliveira, Leandro B. et all. Jogos Computacionais e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Sistemática de Literatura. Universidade Católica de Minas Gerais.

- Seabra, Alessandra Gotuzo et al. e Funções Executivas: Avanços e Desafios para a Avaliação Neuropsicológica. São Paulo: Memnon, 2014.

- Mensulam, M.M. Large-Scale neurocognitive networks and distributed processing for attention, language and memory. Annals of Neurology, 1990.

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Publicado

2014-11-17

Edição

Seção

Artigos