Em busca de um ludoletramento digital crítico

Ritaciro Cavalcante da Silva, Sérgio Ifa

Resumo


Os estudos sobre jogos eletrônicos já avançaram bastante desde suas origens. Porém, surge uma nova responsabilidade que cabe a seus acadêmicos: levar as discussões sobre letramento nos videogames para o campo da criticidade. Este trabalho tem como objetivos encontrar os conceitos que compõem o letramento digital crítico nos videogames e listar as competências necessárias para que uma pessoa seja letrada criticamente em videogames. A proposta da pesquisa seria tratar destes problemas não mais da forma reativa que a mídia trata os videogames, buscando os efeitos que eles podem “causar”, mas buscando reaver os sentidos construídos socialmente através daprodução e uso de jogos eletrônicos. Busca-se reconhecer os discursos dominantes nas diferentes tecnologias, assim como os contextos de uso dentro delas, e investigar as forças institucionais e populares que as governam. O estudo se subscreve à Linguística Aplicada, (LA) uma vez que a multitude de abordagens presentes nos game studies necessita de uma abordagem transdisciplinar, que é suprida pela LA. O estudo pretende seguir a metodologia da pesquisa narrativa, que permite enxergar a prática de jogar videogame como uma experiência da vida cotidiana que pode ser narrada, e seu foco na introspecção, ou seja, na (auto)reflexão como meio de se compreender um determinado fenômeno.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.