PAJED: Um Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais

Autores

  • Willian Santos Centro Universitário Senai Cimatec
  • Lynn Rosalina Gama Alves Universidade Federal da Bahia

Resumo

Nos últimos anos, a aprendizagem baseada em jogos digitais vem se tornando tendência e tem sido incorporada cada vez mais na educação. Com o intuito de comprovar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem, tem-se buscado modelos avaliativos que possam fornecer evidências das contribuições destas mídias para a aprendizagem. Neste intuito, este artigo tem como objetivo demonstrar o processo de desenvolvimento de um instrumento de avaliação do potencial de um jogo digital educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAGAMES - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DESENVOLVEDORAS DE JOGOS DIGITAIS. DADOS SOBRE O MERCADO DE GAMES DO BRASIL. 2017. ONLINE. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 09 AGO. 2018.

ALL, ANISSA; CASTELLAR, ELENA PATRICIA NUÚEZ; LOOY, JAN VAN. MEASURING EFFECTIVENESS IN DIGITAL GAME-BASED LEARNING: A METHODOLOGICAL REVIEW. INTERNATIONAL JOURNAL OF SERIOUS GAMES, OXFORD, UK, UK, V. 2, N. 1, P. 3–20, 2014. DISPONÍVEL EM:

. ACESSO EM: 10 AGO. 2018.

ALL, ANISSA; CASTELLAR, ELENA PATRICIA NUÑEZ; LOOY, JAN VAN. ASSESSING THE EFFECTIVENESS OF DIGITAL GAME-BASED LEARNING. COMPUT. EDUC., ELSEVIER SCIENCE LTD., OX- FORD, UK, UK, V. 92, N. C, P. 90–103, JAN. 2016. ISSN 0360-1315. DISPONÍVEL EM:

. ACESSO EM: 10 AGO. 2018.

CONTRERAS-ESPINOSA, RUTH; EGUIA-GÓMEZ, JOSE. PESQUISA DA AVALIAÇÃO E DA EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS: REFLEXÕES EM TORNO DA LITERATURA CIENTÍFICA. IN: ALVES, LYNN; COUTINHO, ISA (ORG.). JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS PARA UMA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. CAMPINAS-SP: PAPIRUS, 2016. V. 1, P. 11–25.

FLEURY, A; SAKUDA, LO; CORDEIRO, JHD. 1O CENSO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS DIGITAIS. PESQUISA DO GEDIGAMES, NPGT, ESCOLA POLITÉCNICA, USP, PARA O BNDES. SÃO PAULO: NPGT/ESCOLA POLITÉCNICA/USP, SÃO PAULO, 2014. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 18 AGO. 2018.

MAYER, IGOR ET AL. THE RESEARCH AND EVALUATION OF SERIOUS GAMES: TOWARD A COMPREHENSIVE METHODOLOGY. BRITISH JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY, WILEY ONLINE LIBRARY, LON- DRES, V. 45, N. 3, P. 502–527, 2014. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 18 AGO. 2018.

NEWZOO, BV. THE GLOBAL GAMES MARKET REPORT. AMSTERDAM: GAMESINDUSTRY.COM, 2017. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 18 AGO. 2018.

SAATY, THOMAS L. HOW TO MAKE A DECISION: THE ANALYTIC HIERARCHY PROCESS. INTERFACES, INFORMS, CATONSVILLE, V. 24, N. 6, P. 19–43, 1994. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 18 AGO. 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação