Robocode: A Instrumentalização do Ensino da Matemática por meio de uma Batalha entre Robôs Virtuais

Autores

  • Filipe Almeida Paz Universidade Federal de Sergipe
  • Kenia Kodel Cox Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O brasileiro apresenta baixa aprendizagem no ensino fundamental em matemática. Como ilustração pode-se citar que daqueles que estão no 9o ano, 63.11% têm nível insuficiente de proficiência na matéria, segundo Mariz [2018], considerando relatório 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica, gerenciado por autarquia do Ministério da Educação do Brasil. Logo, é preciso engendrar esforços para superação deste quadro, o qual, segundo a citada pesquisa, é de estagnação há quase 10 anos; e neste trabalho sugere-se a adoção de recursos educativos inovadores e motivadores. Considerando que as Tecnologias de Informação e Comunicação permeiam a vida das crianças e dos jovens brasileiros, um possível recurso são os jogos digitais, os quais motivam e podem se destacar como recurso de educação. Dentre os games, neste trabalho evidencia-se o Robocode, jogo de estratégia, desenvolvido para ensino de programação, por meio de batalha entre robôs virtuais, que desperta interesse dos utilizadores, e possibilita também, a partir da visualização da dinâmica das disputas, explorar, observar e aprender matemática. Assim surge a ideia de capacitar professores de matemática a usarem Robocode com o objetivo de explorar o jogo sob uma perspectiva matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRESPO, S. E SOARES G., 2018. O pensamento computacional e a nova sociedade. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir, 17-41., CAMPINAS, SP : NIED/UNICAMP.

D’ABREU, J. E REIS J., 2018. Robótica pedagógica no NIED: contribuições e perspectivas futuras. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir, 17-41., CAMPINAS, SP : NIED/UNICAMP.

INFORMÁTICA NA ESCOLA. P. 548.

MARIZ, R., 2018. Mais de 70% dos concluintes do ensino médio têm desempenho insuficiente em português e matemática: Resultados do Saeb revelam estagnação desde 2009, com sinais de piora. [online] Globo Sociedade. Disponível em: oglobo.globo.com/sociedade/ educacao [Acessado 20 Janeiro 2019].

MEC, 2018. RESUMO TÉCNICO Resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. [online]. Ministério da Educação. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ide b/planilhas_para_download/2017/ResumoTecnico_Ideb_ 2005-2017.pdf [Acessado 01 Fevereiro 2019].

PANTALEÃO, E., do AMARAL, L. R., E Silva, G. B., 2017.

Uma abordagem baseada no ambiente Robocode para ensino de programação no Ensino Médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(3).

PISA, 2015. Results from PISA 2015. [online] Programme for International Student Assessment. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/PISA-2015-Brazil-PRT.pdf [Acessado 01 Fevereiro 2019].

PRADO, M. e ROCHA, A. K. 2018. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional.. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir, 17-41., CAMPINAS, SP : NIED/UNICAMP.

SOURCE FORGE, n.d.. Robocode. [online]. Disponível em: https://robocode.sourceforge.io/docs/ReadMe.html [Acessado 01 Fevereiro 2019].

VALENTE, J. A., 2018. Inovação nos processo de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir, 17-41., CAMPINAS, SP : NIED/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação