Nivelamento Online (Ni.O): um aplicativo gamificado para o ensino de matemática em nível superior

Autores

  • Danilo Sande Santos Universidade Salvador
  • Raimundo José Almeida Junior Universidade Salvador
  • Felipe Guimarães Torres Universidade Salvador

Resumo

A falta de soluções tecnológicas no mercado da educação em nível superior aliada às demandas das diretrizes educacionais nessa área, tais como: personalização da aprendizagem, ajuste da formação à realidade tecnológica atual e redução da evasão, têm impactado na criação de diferentes produtos que nem sempre são capazes de avaliar e melhorar (personalizar) a aprendizagem dos alunos. Assim, surge o Ni.O, Nivelamento Online, um jogo online voltado para auxiliar a aprendizagem de matemática básica no ensino superior. Consiste em um sistema de perguntas e respostas para as plataformas web e mobile, com vídeos, dicas, missões, sistema de progressão, premiação e ranking, visando melhorar o engajamento e consequentemente o desempenho do aluno jogador ao longo da resolução das questões. O jogo é portátil, auxilia a aprendizagem, proporciona desafios e interatividade. O objetivo deste trabalho foi apresentar um jogo cujo game design, divisão de conteúdos e sistema de avaliação de aprendizagem permitem avaliar e melhorar de forma personalizada a aprendizagem do jogador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, M., 2018. Aprendizagem de conceitos físicos a partir de um jogo didático. Tese de Doutorado em Ensino, Filosofia e História da Ciência, Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia.

ALVES, L., 2008. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(2); p. 3-10. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/art icle/view/58 [Acessado em 17 de janeiro de 2019].

BRASIL, 2018. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação/Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Engenharia, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?opt ion=com_docman&view=download&alias=938 61-texto-referencia-dcn-de- engenharia&category_slug=agosto-2018- pdf&Itemid=30192 [Acessado em 05 de janeiro de 2019].

CANTO, A.R.; ZACARIAS, M.A., 2009. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciências & Cognição, 14(1):144-153.

GEE, J. P., 2008. Video Games, Learning, and “Content”. In: Miller, C. T. (Org.). Games: Purpose and Potential in Education. Morehead: Springer, 43-53.

LIU, M., 2014. Motivating Students to Learn Using A Game- Based Learning Approach: Gaming and Education Issue. Texas Education Review, v. 2, Issue 1, p. 117-128.

SANDE, D.; SANDE, D., 2018. Uso do Kahoot como ferramenta de avaliação e ensino-aprendizagem no ensino de microbiologia industrial. Holos, 34(1):170-179

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

GT4 - Jogos Eletrônicos e Educação