Nova Divisópolis e o Ensino Contextualizado do Algoritmo da Divisão

Jaislane Brito, Jaylson Teixeira, Luiz dos Santos

Resumo


O objetivo principal deste estudo é apresentar um jogo como alternativa didática para auxiliar de forma contextualizada, alunos com dificuldades no algoritmo da divisão. Além disso, optamos por informar através do jogo sobre o desastre ocorrido pelo rompimento da barragem da Samarco na cidade de Mariana-MG em 05/11/2015, buscando assim conscientizar o aluno/jogador visando a sua formação cidadã. Para o desenvolvimento deste jogo optamos por uma ferramenta gratuita e de código aberto chamada RPGBoss. E no decorrer do jogo nos apoiaremos em alguns autores que defendem o uso do jogo na educação. E para o ensino da divisão nos baseamos nos materiais disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Educação. O uso deste jogo possibilitará ao aluno relacionar o algoritmo simbólico matemático com as situações do jogo de modo a fundamentar, explicar e permitir experimentar, visando o aprendizado do algoritmo da divisão de forma significativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.