A comunicabilidade em jogos para inclusão de pessoas com deficiência: estudo de caso do jogo alter

Autores

  • Isabela Anjos

Resumo

Esse artigo tem como principal objetivo efetuar uma investigação sobre a comunicabilidade entre jogos digitais e seu uso como dispositivo para inclusão de pessoas com deficiência. Através de conceitos da Engenharia Semiótica, metacomunicação e seus métodos de avaliação de comunicabilidade. Ressaltando a habilidade cognitiva e lógica do ser humano de lidar com situações e problemas através de jogos digitais, sendo estes poderosos dispositivos de construção e ressignificação do termo inclusão. O método usado foi a análise semiótica do jogo ALTER, resultado de uma parceria entre o Conselho Municipal e a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. Como resultado final foi possível traçar um perfil semiótico dos jogadores através de fundamentos da IHC, analisando as falhas comunicacionais e propondo possíveis melhorias para este jogo.

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Publicado

2017-04-28

Edição

Seção

Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação