Processo de Virtualização de Jogos para Uso como Mecanismo de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Matemática

Wilk Oliveira dos Santos, Sebastião Neto, Clovis Silva Junior

Resumo


Este texto discorre sobre o trabalho de Virtualização de Jogos, realizado por um grupo de trabalho em jogos digitais do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, e mantido pelo CNPq. Para tanto, o texto apresenta um apanhado geral em torno do uso de jogos como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, em especial da disciplina de Matemática. Aborda-se no texto, a evolução dos jogos na sociedade, com destaque para seu uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática. Apresenta-se ainda, a proposta de Virtualização de Jogos, relacionando com as pesquisas anteriores deste grupo, que levaram perceber uma lacuna no que se diz respeito aos aspectos pedagógicos e psicopedagógicos dos jogos tradicionais, outrora usados na disciplina de Matemática e dos jogos digitais usados atualmente, que levaram a propor o processo de Virtualização de Jogos. Destaca-se também, o processo supracitado, abordando como ocorre o desenvolvimento do mesmo, mostrando ainda as principais técnicas usadas no desenvolvimento deste processo, bem como o andamento das atividades e as expectativas quanto ao segmento dos trabalhos.


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