Processo de Virtualização de Jogos para Uso como Mecanismo de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Matemática

Autores

  • Wilk Oliveira dos Santos UFAL/UPE
  • Sebastião Neto UFAL
  • Clovis Silva Junior UPE

Resumo

Este texto discorre sobre o trabalho de Virtualização de Jogos, realizado por um grupo de trabalho em jogos digitais do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, e mantido pelo CNPq. Para tanto, o texto apresenta um apanhado geral em torno do uso de jogos como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, em especial da disciplina de Matemática. Aborda-se no texto, a evolução dos jogos na sociedade, com destaque para seu uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática. Apresenta-se ainda, a proposta de Virtualização de Jogos, relacionando com as pesquisas anteriores deste grupo, que levaram perceber uma lacuna no que se diz respeito aos aspectos pedagógicos e psicopedagógicos dos jogos tradicionais, outrora usados na disciplina de Matemática e dos jogos digitais usados atualmente, que levaram a propor o processo de Virtualização de Jogos. Destaca-se também, o processo supracitado, abordando como ocorre o desenvolvimento do mesmo, mostrando ainda as principais técnicas usadas no desenvolvimento deste processo, bem como o andamento das atividades e as expectativas quanto ao segmento dos trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CABREIRA, L. G., AQUINO, O. R. (2005) “Jogos eletrônicos - a virtualização do brincar na perspectiva dos professores de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental I de uma escola particular de Maringá/PR”, In: Educação em Revista 7th edition, p. 85-102, São Paulo.

DUCHENEAUT, N., YEE, N., NICKELL, E. and MOORE, J.R., 2006. “Alone together?”: exploring the social dynamics of massively multiplayer online games. In: Proceedings of the SIGCHI conference on Human Factors in computing systems, 22-27 April 2006 Montreal. New York: ACM Press, 407-416.

FALCÃO, P. H. B. (2011) “O ensino da disciplina de Metodologia cientifica através de mapas conceituais e do diagrama do conhecimento”, In: Colóquio internacional “Educação e contemporaneidade”, Aracaju - SE.

PACKER, R., and JORDAN, K. (2001) “Multimedia: From Wagner to Virtual Reality”, W. W. Norton and Company. P. 400.

GOMES, A. S. and PADOVANI, S. (2005) “Usabilidade no ciclo de desenvolvimento de software educativo”, In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Belo Horizonte - MG.

MORGENTAL, A. F. (2007) “O lúdico e os jogos educacionais”, In: Mídias na Educação, Rio Grande do Sul.

MATTAR, J. (2010) “Games em educação: como os nativos digitais aprendem”, In: Pearson Prentice Hall, São Paulo.

PREECE, J .,ROGERS ,Y ., SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador . Ed. Bookman, 2005.

SANTANA, L. S. (2007) “Os jogos eletrônicos na era do aluno virtual: brincar e aprender”, In: Pró-reitoria de pesquisa e pós graduação mestrado em educação, São Paulo.

SANTOS, W. O., SILVA JUNIOR, C. G. (2014) Uso de Jogos no ensino da Matemática: Uma análise entre os jogos tradicionais e os jogos digitais, baseada em pesquisa e mapeamento dos materiais encontrados na Web. In: Anais do Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Salvador - BA.

SANTOS, W. O., SILVA JUNIOR, C. G., BARROS, F. L. P. (2013) “Processo de virtualização de jogos matemáticos tradicionais, para uso como ferramenta de auxilio ao processo de ensino e aprendizagem em escolas do agreste de Pernambuco”, In: Anais do Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI), Frederico Westphalen – RS, p. 312-316.

SANTOS, W. O., SILVA NETO, S. R., SILVA JUNIOR, C. G. (2013) “Uso de Games no ensino da Matemática. Uma proposta de virtualização dos jogos tradicionais, para uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem”, In: Anais do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Recife - PE.

SANTOS, W. O., DA SILVA, A. P.; SILVA JUNIOR, C. G.. (2014) Conquistando com o Resto: Virtualização de um Jogo para o Ensino de Matemática. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. p. 317-321.

SANTOS, W. O., SOUZA, A. A., OLIVEIRA, M. L. S., SILVA, A. P., TENÓRIO, A. K. S., RODRIGUES, A. N., SILVA JUNIOR, C. G. (2013) “Desafios com Palitos: Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educativo”, In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). Porto Alegre - RS.

SILVA JUNIOR, C. G.; RÉGNIER, N. A. (2008) “Jogos como situação para aprendizagem segundo a teoria dos campos conceituais: o caso do pega-varetas”, In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), Pernambuco.

SILVA JUNIOR, C. G., LAURENTINO, O. J. and SILVA, R. F. (2006) “O dominó como ferramenta para o ensino da matemática”, In: Encontro Pernambucano de Educação Matemática (EPEM), Pernambuco.

SOMMERVILLE (2007) “Engenharia de Software” 8ª ed. Editora Pearson São Paulo 556 p.

Downloads

Publicado

2015-05-28

Edição

Seção

GT3 - Jogos eletrônicos e computação