Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Significante - ResSig?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA POSSÍVEIS COLABORADORES

 

1 A Revista Significante (ResSig) publicará trabalhos inéditos (artigos, traduções, entrevistas, resenhas e poemas) em português.

 

1.1 Os trabalhos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico da Revista (revistasignificante@gmail.com).

 

1.2 Serão aceitos trabalhos inéditos produzidos por doutores, mestres, graduados e graduandos,  na forma de artigos originais, resenhas, entrevistas e traduções de interesse das áreas de Psicanálise e Psicanálise em conexão com áreas afins.

 

1.2.1 O(s) autor(es) deve(m) apresentar uma declaração de que o artigo é inédito e não está em avaliação para outra publicação. 

 

2  Cada artigo poderá ter no máximo três (3) autores. Recomenda-se que: pelo menos, um dos autores tenha o título de mestre; e todos os autores sejam vinculados a grupos de pesquisas. Quando justificado, o artigo poderá ter quatro (4) autores.

 

3  A versão inicial deve ser submetida em formato .doc ou .docx, respeitando-se apenas os limites de palavras abaixo:

 

3.1 Artigos, entrevistas e traduções: de 05 a 20 páginas, sem as referências, anexos e apêndices;

 

3.2  Resenhas: 2 a 5 páginas.

 

 4   Junto com o texto, cada autor deverá encaminhar a autorização para publicação do trabalho, se aprovado pelo Comitê Científico e pelo Conselho Editorial. O modelo para a autorização pode ser encontrado no site da Revista.

 

5 Todos os textos enviados para a Revista Significante serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.

 

6 Cada trabalho encaminhado (artigo científico, entrevista, tradução e resenha) será objeto de avaliação técnica prévia, para posterior apreciação pelo Comitê Científico (avaliação entre pares), que decidirá pela aprovação ou não do trabalho.

 

7 As resenhas bibliográficas deverão ser de livros recentes, publicados nos últimos quatro anos, e apresentar a referência completa das obras analisadas, especificando: autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade) editora, ano de publicação e número de páginas.

 

8 O padrão adotado pela revista para citações e referência seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências; NBR 10520 – Citações em documentos, à exceção das orientações aqui colocadas, que substituem as orientações das normas citadas.

 

8.1 O trabalho que estiver fora das normas e destas orientações não será enviado para avaliação do Conselho Editorial.

 

8.2 Se necessário, o texto aprovado será submetido a pequenas correções, visando à sua melhoria.

 

9 Nos artigos, entrevistas, traduções e resenhas as notas explicativas devem vir no rodapé da página e as referências devem vir após o texto, seguindo a ordem alfabética.

 

10 A Revista Significante reserva-se o direito de não publicar trabalhos de mesma autoria (ou coautoria) em intervalos inferiores a um ano.

 

11 A digitação, a organização e a formatação devem seguir as seguintes orientações:

  • Papel tamanho A4 (21cm x 29,7cm) com margens direita e inferior com 2cm e esquerda e superior com 3cm;
  • Utilizar exclusivamente a fonte Candara;
  • Título em língua principal em fonte tamanho 14 em negrito, alinhamento centralizado, espaçamento simples entre linhas;
  • Título em língua secundária em fonte tamanho 12 sem negrito, alinhamento centralizado, espaçamento simples entre linhas;
  • Nome(s) de autora/autor(as/es) em fonte tamanho 12, alinhamento à direita, espaçamento simples entre linhas;
  • Resumos e palavras-chaves em fonte tamanho 11, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas;
  • Títulos de seção em fonte tamanho 13 em negrito, alinhamento justificado, espaço entre linhas de 1,5, espaçamento de 24 pontos antes e 18 pontos depois e vinculado ao próximo parágrafo;
  • Títulos de subseção em fonte tamanho 12 em negrito, alinhamento justificado, espaço entre linhas de 1,5, espaçamento de 24 pontos antes e 18 pontos depois e vinculado ao próximo parágrafo – no caso de utilizar subseções, os títulos de seções e subseções devem ser hierarquicamente numerados em algarismos arábicos;
  • Corpo do texto em fonte tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 e recuo de 1,25cm na primeira linha do parágrafo;
  •  Citações longas em fonte tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples e espaçamento de 12 pontos antes e 18 pontos depois;
  • Notas de rodapé em fonte tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples;
  • Identificação de ilustrações e tabelas em fonte tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas de simples e espaçamento de 6 pontos antes e 12 pontos depois;
  • Fontes de ilustrações e tabelas em fonte tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas de simples e espaçamento de 12 pontos antes e 12 pontos depois;
  • Ilustrações e tabelas em alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas de simples e espaçamento de 0 (zero) pontos antes e 0 (zero) pontos depois;
  • Referências em fonte tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples e espaçamento de 18 pontos depois;

 

12 Na folha de rosto devem constar o título do trabalho em dois dos idiomas citados no item 1 e afiliação completa de todos os autores em nota de rodapé e na seguinte ordem: formação (doutor em..., mestre em..., especialista em..., graduado em..., graduando em...), função (docente, pesquisador, coordenador, diretor...), departamento ou unidade (por extenso), universidade (indicar também a sigla) e e-mail.

 

13 Na primeira página do texto devem constar o título completo do artigo, o título traduzido em outra língua dentre aquelas citadas no item 1, o resumo do artigo com até 250 palavras seguido de até cinco palavras-chave e o resumo e palavras-chaves traduzidos em outra língua dentre aquelas citadas no item 1.

 

14 As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas, de acordo com o sistema autor-data da NBR 10520.

 

15 As ilustrações devem ter resolução mínima de 300 dpi e estar inseridas o mais próximo possível do trecho do texto a que se refere. A identificação deve aparecer imediatamente acima da ilustração, precedida da palavra designativa (desenho, foto, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto. Imediatamente abaixo ilustração, deve(m) ser citada a(s) fonte(s), que identifica(m) o(s) responsável(is) pela mesma, precedida da palavra Fonte ou Fontes. Tabelas devem seguir as mesmas orientações para identificação e fontes.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.