Osório Alves de Castro, interprete da história da racialização no Rio São Francisco

Autores

  • Flavio Dantas Martins UFOB/UFG

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a presença de um pensamento sobre a racialização na história do rio São Francisco no romance de Osório Alves de Castro. Num primeiro momento, apresento o autor estudado e sua obra publicada; a seguir, analiso a presença de temas ligados ao racismo na narrativa. A hipótese de trabalho é que Osório Alves de Castro destacou em suas narrativas a existência de uma violência racial ao lado das violências de classe e gênero contra os oprimidos do rio São Francisco como uma persistência da escravidão nas relações sociais. Utilizamos como fontes os romances Porto Calendário, Bahiano Tietê e Maria fecha a Porta prau boi não te pegar. A metodologia se baseia numa história das relações étnico-raciais no Brasil e num diálogo entre historiografia e literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Dantas Martins, UFOB/UFG

Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia e doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás

Referências

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2007.

ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de. O jogo da dissimulação. Abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FANON, Frantz. Oeuvres. Paris: La Découverte, 2011.

ARAÚJO, Jorge de Souza. A prosa barranqueira que intrigou Guimarães Rosa. Sitientibus, Feira de Santana, n. 40, jan./jun/ 2009, p. 175-192.

BRASIL. COMISSÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Antecedentes do plano geral para o aproveitamento econômico do valo do S. Francisco. Emendas, discursos, debates, depoimentos, projetos e outros documentos da CVSF entre 1946 e 1948. Rio de Janeiro, 1953.

CASTRO, Osório Alves de. Bahiano Tietê (romance de transformação). Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1990.

CASTRO, Osório Alves de. Maria fecha a porta prau boi não te pegar. São Paulo: Símbolo, 1978a.

CASTRO, Osório Alves de. Porto Calendário. 2 ed. São Paulo: Símbolo, 1978b.

CASTRO, Osório Alves de. Porto Calendário. Rio de Janeiro/São Paulo/Belo Horizonte: Livraria Francisco Alves, 1961.

COSTA E SILVA, Candido da. Roteiro da vida e da morte. Um estudo do catolicismo no sertão da Bahia. São Paulo: Ática, 1982.

CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DAVIS, Maike. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Tradução Alda Porto. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2002.

FERREIRA, Elisangela Oliveira. Entre vazantes, caatingas e serras: trajetórias familiares e uso social do espaço no sertão do São Francisco, no século XIX. Tese de doutoramento em História – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

GILROY, Paul. O Atlântico negro. Modernidade e dupla consciência. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34, 2001.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução Adelaine La Guarda Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

LACERDA, Carlos. Desafio e promessa. O rio São Francisco. Rio de Janeiro, Distribuidora Record, 1964.

LINS, Wilson. O médio São Francisco: uma sociedade de pastores e guerreiros. 3 ed. definitiva. São Paulo: Editora Nacional; Brasília: Fundação Nacional Pró-Memória, 1983.

LOPES, Paloma Teixeira. O jagunço e a história vista de baixo no romance Porto Calendário de Osório Alves de Castro. Trabalho de conclusão de curso em História. Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, 2018.

MARTINS, Flávio Dantas. Agrocaatinga: estrutura fundiária, organização social e história econômica de Morro do Chapéu e Xique-Xique. Programa de Pós Graduação em História. Universidade Estadual de Feira de Santana – Feira de Santana, 2012.

MARTINS, Taiane Dantas. Da enxada ao clavinote: experiências, liberdade e relações familiares de escravizados no sertão baiano, Xique-Xique (1850-1888). Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) – Universidade Estadual da Bahia, Santo Antonio de Jesus, 2010.

MBEMBE, A. Critique de la raison negre. Paris: La Decouverte, 2013.

NEVES, Erivaldo. Escravidão, pecuária e policultura. Alto Sertão da Bahia, século XIX. Feira de Santana: UEFS Editora, 2012.

NEVES, Erivaldo Fagundes. Estrutura fundiária e dinâmica mercantil. Alto Sertão, séculos XVIII e XIX. Salvador: EdUFBA; Feira de Santana: UEFS, 2005.

NEVES, Erivaldo Fagundes. Uma comunidade sertaneja. Da sesmaria ao minifúndio: um estudo de história regional e local. 2 ed. rev. e amp. Feira de Santana/Salvador: UEFS Editora/Edufba, 2008.

NEVES, Zanoni. Na carreira do São Francisco: trabalho e sociabilidade dos vaporzeiros. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006.

NEVES, Zanoni. Rio São Francisco: história, navegação e cultura. Juiz de Fora: EDUFJF, 2009.

NEVES, Zanoni. Navegantes da integração. Os remeiros do rio São Francisco. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

OLIVEIRA, D. Martins de. Caboclo d’água. Romance. Rio de Janeiro: Schmídt Editor, 1938.

OLIVEIRA, D. Martins de. No país das carnaúbas. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1931.

OLIVEIRA, Francisco de. Anos 70: as hostes errantes. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 1, dez. 1981.

OLIVEIRA, Joycelândia. Homens anfíbios: os remeiros do São Francisco na literatura regionalista. Dissertação - Mestrado em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, 2014.

PASTANA, Eliana Nogueira de Lima. Osório Alves de Castro (1901-1978): biografia e fortuna crítica. Dissertação de mestrado em Letras. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, 2004.

ROCHA, Geraldo. O Rio de São Francisco. Factor precípuo da existência do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940.

RICOEUR, Paul. Temps et récit. T. 3. Le temps raconté. Paris: Points Essais, 1991.

SANTOS, Nilva Peireira dos. O Rio São Francisco na literatura brasileira: Deocleciano Martins de Oliveira, progresso e modernização nas primeira décadas do século XIX. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em História, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, Barreiras, 2016.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SANTOS, Igor Gomes. A horda heterogênea: crime e criminalização de “comunidades volantes” na formação da nação, Bahia (1822-1853). Tese de doutorado - História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

RODRIGUES, Marcelo Santos. Os (in)voluntários da pátria na guerra do Paraguai (A participação da Bahia no conflito). Dissertação de Mestrado em História - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.

RODRIGUES, Marcelo Santos. Guerra do Paraguai: os Caminhos da memória entre comemoração e esquecimento. Tese de doutorado em História - Universidade de São Paulo - São Paulo, 2009.

RODRIGUES, Marcelo Santos. Guerra do Paraguai e festa em Barra do rio Grande. Anais eletrônicos do IV Encontro da ANPHLAC, Salvador, ANPHLAC, 2000.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. As diversas faces do amor em Maria fecha a porta prau boi não te pegar, de Osório Alves de Castro. In: Aleilton Fonseca. (org.). O olhar de Castro Alves - ensaios críticos de Literatura Baiana. Salvador: Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2008a.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. Bahiano Tietê: um estrangeiro em seu próprio país. Anais do Seminário As Américas: Encruzilhadas Glocais, Recife: NEC-UFPE, 2006a.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. História, memória e reconstrução: a lírica de Osório Alves de Castro. In: SANTOS, Derivaldo dos (org.); HOLANDA, Lourival (org.); CABRAL, Valdenides Cabral (org.); DUARTE, Zuleide (org.). Trama de um Cego Labirinto: ensaios de literatura e sociedade. João Pessoa: Idéia, 2010.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. Linguagem e Identidade no Romance Porto Calendário, de Osório Alves de Castro. Anais do Colóquio Internacional Cidadania Cultural II: Diversidade Cultural Linguagens e Identidades. Recife: Editora UFPE e Elógica Livro Rápido, 2007a.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. Osório Alves de Castro e as imagens do sertão na literatura. Investigações, Recife, v. 21, 2008b.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. Osório Alves de Castro nos confins do eu-outro. Anais do Colóquio Cidadania Cultural pela Literatura, Campina Grande: UEPB, 2006b.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. O coronelismo na visão dos escritores Wilson Lins e Osório Alves de Castro: convergências e impossibilidades. Sociopoética (UEPB), v. 1 nº 2, p. 85-101, 2007b.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. O espaço social no romance Maria fecha a porta prau boi não te pegar, de Osório Alves de Castro. Anais do Seminário de Teoria, História e Literatura Vitória da Conquista, 2005.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. O ser e o além do ser nas narrativas de Osório Alves de Castro. Tese de doutorado em Teoria da Literatura. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008c.

VALVERDE, Luiz Antonio de Carvalho. O universo social e ficcional de Porto Calendário. Aleilton Fonseca (org.); Luiz Antonio de Carvalho Valverde (org.). Porto Calendário. 4 ed. Salvador: Assembléia Legislativa da Bahia, 2017.

Downloads

Publicado

2018-11-19