Memórias em classes multisseriadas em áreas rurais do Recôncavo da Bahia: uma experiência de possibilidades no período de 1961 a 1969

Patrícia Carla da Hora Correia, Deysiene Cruz Silva

Resumo


O presente estudo visa instigar discussões, ao (com)partilhar algumas memórias da prática docente em classes multisseriadas, na área rural, de uma
professora aposentada, do Recôncavo da Bahia. A experiência aconteceu em
duas cidades do Recôncavo – BA: São Felipe e Castro Alves, entre 1961-1969.
As memórias emergem a partir da realidade de construção e dificuldades na
efetivação da educação na área rural. Para além de analisar a vivência, o artigo
buscou cristalizar em palavras vivas o que, em meio a muitos fragmentos,
foi possível, das muitas histórias em classes multisseriadas entrelaçadas no
ensino rural. É uma pesquisa de natureza qualitativa, através da metodologia
da História Oral. Para desdobramento desta pesquisa o referencial teórico
fundamenta-se na perspectiva da História Oral e da docência em classe multisseriada e educação rural. As memórias transmitidas pela professora permitiram conhecer um pouco da realidade do ensino na área rural, naquela
época, enfatizando primordialmente as dificuldades enfrentadas que, transformadas em possibilidades, resultaram em práticas docentes importantes
nesse processo de aprendizagem da educação formal, na educação do campo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rieja.v1i2.6164

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