Os desafios do curso de pedagogia e a construção do conhecimento matemático : narrativas de sujeitos em processos de formação inicial

Isaura Francisco de Oliveira, André Ricardo Lucas Vieira, Érica Valeria Alves

Resumo


Este artigo é produto de uma análise das narrativas dos estudantes do curso de graduação em Pedagogia de uma universidade pública estadual localizada na Bahia e pretende contribuir para o debate sobre a construção do onhecimento matemático por esses sujeitos. Reflete sobre os fundamentos legais da formação de professores e suas implicações na práxis educativa. Analisa aspectos curriculares do curso de Pedagogia oferecido pela referida universidade, a partir das narrativas de oito discentes do 4º ao 9º semestre do curso. Considerando-se que no referido curso é oferecida a disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Matemática discute a necessidade de uma formação pedagógica para o graduando com base na ação-reflexão -ação de modo a favorecer a produção de novos conhecimentos que contribuam para ampliar o debate sobre a construção de saberes matemáticos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rieja.v1i2.6163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.