O professor sujeito da EJA: uma escuta psicanalítica

Autores

  • Maria de Lourdes Ornellas Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este estudo revela a necessidade de engendrar a formação do professor sujeito da Educação de Jovens e Adultos de maneira que afeto e saber estejam amalgamados para que o aprender desse aluno se presentifique em ato. Este professor se constitui na falta, lugar não preenchido. Para engatar uma conversa sobre o que esse título dessa escritura sugere, faz-se relevante dizer que não se é professor, mas torna-se professor sujeito da EJA, práxis que se principia tal como o grafite e o papiro nas mãos da criança quase adulta: começa com as garatujas, em seguida estas dão lugar a rabiscos em que se observam algumas formas e, depois, imagens, que são representadas. Constitui-se de uma pesquisa em andamento e após a análise, os resultados serão revelados, na tentativa de socializar as contribuições dessa pesquisa com vistas à melhoria da educação e de modo singular o processo de formação do professor sujeito da EJA, que tem demandado novas reflexões. Penso que esse estudo não poderá dizer tudo, mas seu registro autentica o que escapa, o que tropeça no Real do professor-sujeito, posto que onde havia o escuro, a fala faz advir o claro, e este se esconde no significante professor sujeito da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Ornellas, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Psicologia da Educação – PUC-SP. Professora de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade
– PPGEduC. Líder de Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais.
Pesquisadora do campo da subjetividade na Formação Docente no CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas. Psicanalista. Autora de diversos livros na área de educação e psicanálise

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

ORNELLAS, M. de L. O professor sujeito da EJA: uma escuta psicanalítica. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 115–126, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/6162. Acesso em: 28 mar. 2024.