Analfabetismo em Portugal – os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetos

Autores

  • Carmen Cavaco Universidade de Lisboa

Resumo

O texto foca-se no analfabetismo, em Portugal, a partir da análise de dados estatísticos, das políticas públicas de educação de adultos e da perspectiva de adultos analfabetos. A análise, simultânea, destas três dimensões permitenos compreender que o analfabetismo é um fenómeno complexo, resultante de factores sociais, culturais e políticos, que tende a perdurar no tempo. O analfabetismo em Portugal, embora seja particularmente notório no grupo etário com idade superior a 65 anos, está presente em todos os grupos etários. A taxa de analfabetismo é maior nos territórios rurais e isolados geograficamente. As políticas públicas de educação de adultos têm contribuído para silenciar e invisibilizar o analfabetismo, pelo facto de não assumirem uma oferta de alfabetização de adultos, nas últimas décadas, adequada à dimensão e à complexidade do problema. Numa sociedade cada vez mais escolarizada, a persistência do analfabetismo revela um mundo injusto, onde as desigualdades são, com frequência, naturalizadas e silenciadas. O contacto com os analfabetos permite-nos perceber que a sua condição, resultante do contexto socioeconómico, é considerada pelos mesmos uma grande limitação na sua vida, geradora de um sentimento de tristeza que os acompanhou ao longo da vida, desde a infância até à velhice. Nesse sentido, a aprendizagem da leitura e da escrita revelou-se sempre um sonho por cumprir. Estes elementos reforçam a importância de se assegurar o direito à aprendizagem da leitura e da escrita a todos os cidadãos, independentemente da sua idade, através de uma política pública de alfabetização de adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa

Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Adultos, pela na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação sobre formação
experiencial, adultos não escolarizados e adultos pouco escolarizados, políticas públicas de educação
e formação de adultos, reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e o método biográfico.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

CAVACO, C. Analfabetismo em Portugal – os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 17–31, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/6156. Acesso em: 28 mar. 2024.