ANTÔNIO GRAMSCI E PAULO FREIRE

Autores

  • Peter Mayo

Resumo

Este artigo reúne dois dos personagens mais citados no debate sobre educação radical e educação de adultos: Antonio Gramsci e Paulo Freire. O primeiro influenciou o último e, as ideias de um não só provocam ecos, mas às vezes também complementam as do outro. Juntos, seus trabalhos fornecem sinais para uma pedagogia comprometida. O texto aborda a influência marxista que está subjacente aos seus respectivos pensamentos sobre a educação para a transformação social, a concepção da ideologia e os recursos de esperança situados em suas obras, particularmente com ênfase mergulhada no conceito de praxis; a filosofia e a pedagogia da práxis. Também é abordada a noção de uma pedagogia diretiva, em que os educadores, sem ser autoritários, têm autoridade.

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Como Citar

MAYO, P. ANTÔNIO GRAMSCI E PAULO FREIRE. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 137–146, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5258. Acesso em: 25 abr. 2024.