OS SUJEITOS ESTUDANTES DA EJA: um olhar para as diversidades

Juliana Silva dos Santos, Marcos Villela Pereira, Antonio Amorim

Resumo


Este trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre a heterogeneidade presente
na EJA e sinalizar alguns prismas para observar, analisar, estudar e quiçá
compreender os sujeitos formadores, integrantes e frequentadores dessa
modalidade. A reflexão sobre o sujeito tem como base os estudos freireanos,
de que a vocação do homem é de ser sujeito enraizado em um espaço e tempo
histórico e num constante processo de vir a ser. Os procedimentos metodológicos

adotados são de uma pesquisa documental e bibliográfica, procurando destacar as

categorias centrais, os conceitos e as noções usadas pelos autores que tratam dos

estudantes sujeitos da EJA em âmbito nacional. Como resultados parciais da pesquisa,

observaram-se múltiplos olhares referentes aos sujeitos da EJA sintetizados em três eixos:

o sujeito em sua totalidade dentro e fora do âmbito escolar; o sujeito integrado à realidade

escolar que ora o inclui, ora não; e, o sujeito e seu projeto de futuro ao adentrar na escola

(espaço de sociabilidade) e futuramente no mundo do trabalho. Os resultados apresentados

foram os seguintes: São sujeitos jovens e adultos na sua íntegra, em constante busca por

aprendizado e formação, com a perspectiva de pensar ou/e repensar suas trajetórias educativas

ao retornarem para a escola da EJA.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Classificação Qualis CAPES

Educação B3