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  • Prorrogado o Prazo de Submissão do Dossiê Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos(EJA)

    2023-09-14

    Prezado (a)s,

    O prazo de submissão para o dossiê Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos(EJA):potencialidades, limites e desafios da implementação das Leis N°10.639/03 E N°11.645/08,foi prorrogado até o dia 30 de setembro de 2023.

     

    Os Editores

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  • Relações Raciais Na Educação De Jovens E Adultos (EJA)

    2022-10-11

    RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): POTENCIALIDADES, LIMITES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS N°10.639/03 E N°11.645/08

    Organizadores: Profª Drª Carla Liane N. dos Santos (UNEB)

     Profº Drº Adilson Meneses da Paz ( IFBA)

    Prof° Dr° Luis Carlos Ferreira dos Santos ( UEFS)

    Submissão: 01/06 a 01/09/2023

    Publicação:

    dezembro de 2023

    Ementa:

    Este dossiê pretende reunir textos referentes à temática das Relações Étnico-Raciais na modalidade da Educação de Jovens e Adultos-EJA, buscando apresentar potencialidades, limites e desafios para a implementação das Leis N° 10.639/03 e N° 11.645/08 para esta modalidade no contexto brasileiro.  Muitas questões ainda surgem, passados dezenove anos da conquista da aprovação da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, instituída a partir do Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 03/2204, sob a coordenação da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e quatorze anos de sua alteração, a partir da Lei 11.645/08, que destaca a história e cultura dos povos originários nos currículos da Educação, apontando para a necessidade de ruptura epistêmica com a lógica hegemônica de uma educação monolítica, historicamente constituída a partir da base ocidental, eurocêntrica e universalizante, que subalternizou e silenciou “saberes” produzido por “outros” sujeitos, bem como “outras pedagogias” engendradas como marco de práticas da pedagogia da resistência. Pretende-se, portanto, a partir deste número, discutir os limites e eficácia de tais legislações impositivas na gestão e nas práticas pedagógicas produzidas no cotidiano escolar, destacando, por um lado, a persistência e impacto do racismo estrutural na educação e sua consequente invisibilização de elementos históricos e culturais dos povos negros e indígenas brasileiros e ,por outro lado, revelando o alcance de currículos transgressores e decoloniais na promoção de uma educação libertadora e para a valorização da interculturalidade na EJA.

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  • Educação, História, Culturas e Resistência Indígenas

    2022-09-12

    Educação, História, Culturas e Resistência Indígenas

    Organizadores:

    Prof. Dr. Ricardo Tupiniquim Ramos – UNEB (BA)

    Profa. Dra. Arlete Maria Pinheiro Schubert - PROLIND/SECAD/UFES (ES)

    Profa. Dra. Marise de Santana – UESB (BA)

    Submissão: 15/09 a 15/12/2022 e 1º a 28/02/2023   

    Previsão de publicação:  junho de 2023 

    Ementa: As diferentes histórias, culturas e processos de resistência dos povos originários do Brasil e da América em suas interfaces a Educação, em geral, ou com a Educação de Jovens e Adultos, em especial, considerando, inclusive, suas práticas tanto em contextos formais e institucionalizados (como a escola, a universidade) quanto em contextos não formais (como as aldeias).

     

     

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  • Organização Temática dos Dossiês da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos para o Biênio 2022/2023

    2022-09-12

    Leitura, Literatura e Educação de Jovens e Adultos

    Organizadoras:

    Luciene Souza Santos - UEFS/BA;

    Margarida da Silveira Corsi - UEM/PR;

    Vanessa Cristina Girotto Nery - UNIFAL/MG

    Submissão:

    01/09 a 31/10 2022

    Publicação:

    Dezembro de 2022

    (Trans)Formação, Inovação Pedagógica e Práticas Contemporâneas na EJA

    Organizadoras:

    Ana Paula da Silva Conceição - UNEB/BA;

    Edméa Santos -UFRRJ/RJ;

    Maria Conceição Ferreira - UNEB/BA

    Submissão:

    01/09 a 31/10/2022

    Publicação:

    Dezembro de 2022

    A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educativos

    Organizadoras: Fernanda dos Santos Paulo - UNOESC/SC;

    Sandra Marinho - UFBA/BA

    Submissão:

    1//10 /2022 a 20/02/2023

    Publicação:

    Maio de 2023

    Educação, História, Culturas e Resistência Indígenas

    Ricardo Tupiniquim Ramos – UNEB (BA); 

    Arlete Maria Pinheiro Schubert PROLIND/SECAD/UFES (ES);

    Marise de Santana – UESB (BA

    Submissão:

    15/09 a 15/12/ 2022  e 1º a 28/02 / 2023

    Publicação:

    19 de junho de 2023

    10 Anos Comemorativos do MPEJA: o Legado na Pesquisa e Inserção Social da EJA na Bahia e no Brasil

    Organizadores: Antonio Amorim - UNEB/BA;

    Tânia Regina Dantas - UNEB/BA;

    Maria Olivia Matos Oliveira - UNEB/BA;

    Maria Sacramento Aquino - UNEB/BA

    Submissão:

    01/11/2022 a 20/04/2023

    Publicação:

    Setembro de 2023

    Relações Raciais Na Educação De Jovens E Adultos (Eja): Potencialidades, Limites E Desafios Da Implementação Das Leis N°10.639/03 E N°11.645/08. 

    Organizadores: Profª Drª Carla Liane N dos Santos (UNEB)

     Profº Drº Adilson Meneses da Paz ( IFBA)

    Prof° Dr° Luis Carlos Ferreira dos Santos ( UEFS)

    Submissão:

    01/06 a 01/09/2023

    Publicação: 

    Jdezembro de 2023

     

     

     

     

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  • A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educativos

    2022-09-08

    A Educação Popular Latino-Americana em Diferentes Contextos Educativos

    Organizadoras:

    Fernanda dos Santos Paulo - UNOESC/SC

    Sandra Marinho - UFBA/BA

    Submissão:

    01 de outubro a 20 de fevereiro de 2023

    Publicação:

    Maio de 2023

    Ementa:

    É um tema proposto como resistência político-pedagógica em um contexto de crise política e econômica, acompanhado de um período de crise sanitária (pandemia da covid-19) em que necessitamos aprender a trabalhar mediados por tecnologias, buscando o referencial da Educação Popular freiriana. Concomitante, buscamos enfrentar as múltiplas desigualdades sociais a partir de padagogias críticas e da reinvenção das formas de existir, reexistir e lutar. Estas crises atingiram, sobretudo, a classe trabalhadora que vem assistindo à cruel retirada de direitos sociais conquistados via lutas políticas e educativas. No atual período histórico em que acompanhamos o avanço de projetos e políticas ultraneoliberais e conservadoras, as desigualdades vem acirrando-se no contexto latino-americano. Diante disso, é fundamental ampliar as discussões sobre experiências teórico-práticas de Educação Popular em diversos contextos escolares e não escolares, por exemplo, a escolarização de jovens e adultos.

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  • 10 Anos Comemorativos do MPEJA: o Legado na Pesquisa e Inserção Social da EJA na Bahia e no Brasil

    2022-09-08

    10 Anos Comemorativos do MPEJA: o Legado na Pesquisa e Inserção Social da EJA na Bahia e no Brasil

    Organizadores:

    Antonio Amorim - UNEB/BA

    Tânia Regina Dantas - UNEB/BA

    Maria Olivia Matos Oliveira - UNEB/BA

    Maria Sacramento Aquino - UNEB/BA

    Submissão :

    01 de novembro de 2022 a 20 de abril de 2023

    Publicação:

    Setembro de 2023

    Ementa:

    Esse dossiê trata da comemoração dos  10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pioneiro no Brasil na modalidade profissional. Temas a serem abordados: criação do programa, articulação com outros programas em educação, inserção social e profissional, formação, inclusão e internacionalização do Programa. Abriga artigos da educação básica, docentes do ensino superior, pesquisadores e gestores no campo da EJA.

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