Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos é um periódico semestral, temático, destina-se a divulgar a produção científica dos docentes, pesquisadores e estudantes das instituições envolvidas e das parcerias instituídas na área da EJA.

Pretende abranger as produções tanto nacionais, regionais como internacionais no campo da EJA, em nível de mestrado (acadêmico ou profissional), em nível de doutorado, pós-doutorado, como também o que é produzido na graduação e por professores da educação básica.

Tem como objetivos principais:

  • Divulgar resultados de pesquisa científica no campo da EJA;
  • Mobilizar a circulação de estudos empreendidos sobre temáticas relacionadas com a EJA nas diversas instituições universitárias;
  • Criar um espaço de referência e de debate sobre temas discutidos correlacionados com a EJA;
  • Ampliar a produção de trabalhos científicos sobre temas pertinentes e atuais que estejam articulados com a educação e a EJA.
  • PÚBLICO-ALVO: Estudantes de pós-graduação, de graduação, professores e gestores da educação básica, pessoas envolvidas com movimentos sociais e ONGs voltados para a educação de jovens e adultos.

  • A revista aceita trabalhos originais que analisem, debatam assuntos e temas de interesse científico-cultural na área de educação e da EJA, dentro das seguintes modalidades:

-Artigos: discussões teóricas, análises de conceitos, resultados de pesquisa;

-Resenhas: revisão crítica de publicação recente;

- Relatos de experiência: descrição de experiências significativas;

-Resumo: de teses e dissertações recentes.

Os artigos devem ser submetidos, exclusivamente, através do link http://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/author/submit

A comunicação com a editoria devem ser feitas através do e-mail RevistaRieja@uneb.br

Nenhumm texto enviado à revista encontra-se pré-aprovado.

Um mesmo autor não será pulicado num interregno de quatro(4) números, memso tendo o texto aprovado

Os memros da Equipe Editorial, incluindo-se aí os membros do Conselho Editorial, só podem publicar na Revista obedecendo um interregno de dois (2) anos, e seus textos estão sujeitos aos mesmos critérios dispostos na Diretrizes para autores.

ESCOPO DA REVISTA: divulgar a produção científica no campo da educação de jovens e adultos.

 A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos não cobra dos autores taxas de processamento de textos (APCs) e nem de submissões de artigos (submission charges)

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ESTUDOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESUMO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos publicados deverão ser inéditos, não podendo encaminhar simultaneamente o mesmo trabalho para outro periódico. No processo de avaliação, primeiramente os trabalhos serão apreciados pelo Editor Geral ou por outro membro do Grupo Gestor na intenção de verificar se estão de acordo com a proposta editorial e as normas da revista. Em seguida, serão encaminhados para uma apreciação às cegas por um ou dois Pareceristas, integrantes do Conselho Editorial, ou por Pareceristas Ad-Hoc. Estes pareceristas deverão preencher uma Ficha de Avaliação padrão, aceitando na íntegra os originais; aceitando com restrições e sugerindo as modificações, ou rejeitando os trabalhos.

                               

 

Periodicidade

Semestral (junho e dezembro)

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista internacional de Educação de Jovens e Adultos utiliza a permissão CC Atribuição 4.0

http://creativecommons.org/licenses/by/4.0

que permite:

Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;

Adaptar -remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta  licença é aceitável para obras culturais gratuitas. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você  siga os termos da licença.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Apresentação da Revista Internacional

APRESENTAÇÃO DA REVISTA

 A temática da educação de jovens e adultos (EJA) vem-se configurando como pauta emergente no cenário do mundo contemporâneo, pressionada pelas demandas e necessidades de grupos sociais que compõem a sociedade mas que vivem em situações desfavoráveis, que clamam por melhores condições de vida, por acesso ao mundo do trabalho, pela garantia de direitos humanos fundamentais como é o direito à educação.

A educação de jovens e adultos vem sendo discutida mundialmente nas diversas Conferências Internacionais organizadas pela UNESCO, tendo sido a última realizada no Brasil, no estado do Pará, em 2009, a qual foi precedida por encontros estaduais (os ENEJAS), por encontros regionais (os EREJAS), por um encontro nacional com forte mobilização social dos movimentos sociais e dos Fóruns de EJA.

Apesar destas importantes discussões, poucas ações concretas vinham sendo realizadas, havendo um desprestígio por parte das universidades em pesquisar sobre a EJA.

Na contemporaneidade, a EJA vem-se transformando em um campo de investigação promissor, embora a publicação nesta área ainda seja muito tímida, vez que, somente em 1999, começou a compor um Grupo de Trabalho (GT) nas Reuniões Científicas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação- ANPED, oportunizando, assim, a discussão de problemas e resultados de pesquisa trabalhados nos programas de pós-graduação no país.

A oferta de um curso de especialização em EJA e, posteriormente, a implantação do primeiro programa de pós-graduação em educação de jovens e adultos, em nível de Mestrado Profissional, em 2013, na Universidade do Estado da Bahia- UNEB, veio reverter esta situação, dando um grande impulso à produção qualificada e à investigação sobre temas pertinentes no campo da EJA.

Este programa vem promovendo encontros internacionais sobre alfabetização e educação de jovens e adultos, em parceria com diversas instituições nacionais e universidades estrangeiras, notadamente a Universidade do Minho e a de Coimbra, em Portugal, com a Universidade Autônoma de Barcelona e a Universidade de Barcelona, na Espanha, a Universidade de Rouen, na França, a Universidade do México. Em âmbito nacional, o programa vem desenvolvendo uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e realiza intercâmbio com várias outras universidades nacionais e estrangeiras, compondo uma Rede de Pesquisa Internacional, registrada como BRASILUEJA.

Nestes encontros internacionais (designados como ALFAEEJA), promovidos anualmente pela Uneb, são produzidos Anais com os trabalhos científicos apresentados pelos participantes, são organizados Dossiês de revistas científicas e publicado livros com as conferências e palestras dos pesquisadores convidados.

Dada a situação atual, a criação de uma revista científica vem ao encontro desta necessidade de divulgar a produção, os resultados das investigações que vêm sendo empreendidas no âmbito deste programa e de outros programas de pós-graduação e os trabalhos científicos apresentados nos encontros nacionais, regionais e internacionais que o programa realiza e em outros que os docentes e discentes participam.