Sustentar a empregabilidade mediante a aprendizagem ao longo da vida. Uma abordagem em história de vida para empregabilidade

Henning Saling Olesen

Resumo


Este artigo apresenta o desdobramento prático de um método de história de vida em um amplo projeto empírico sobre empregabilidade. O discurso da empregabilidade, entendendo-se o trabalhador como força de trabalho universalmente adaptativa, é contextualizado historicamente em uma fase tardia da modernização capitalista. Uma discussão crítica do conceito predominante de competência para negligenciar a dimensão subjetiva do aprendizado e do desenvolvimento de competências leva a considerações e decisões metodológicas tomadas na elaboração deste projeto de pesquisa, suas questões de pesquisa, seu entendimento teórico e a escolha do método. As histórias narrativas da vida devem esclarecer as experiências dos trabalhadores sobre mudanças substanciais em sua carreira e o desenvolvimento de competências que eles experimentaram nessas situações. O artigo antecipa como uma interpretação psicossocial das histórias de vida pode trazer informações valiosas na dimensão subjetiva do desenvolvimento de competências no contexto da vida dos trabalhadores como um todo.


Palavras-chave


História de vida; Experiência; Competência; Empregabilidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p105-123

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