Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio

Josane Geralda Barbosa, Celi Espasandin Lopes

Resumo


Neste artigo apresentamos um recorte dos estudos de uma tese de doutorado em que estamos construindo a biografia intelectual de Beatriz Silva D’Ambrosio. Apoiada no método biográfico, especialmente nos estudos de Clandinin e Connelly (2011), Dominicé (2014), Dosse (2015), Ferrarotti (2014), Finger e Nóvoa (2014), Lani-Bayle (2008), Passeggi e Clementino (2017) e Pujadas Muñoz (1992), neste artigo é abordado um dos assuntos que constituem parte do legado científico da biografada para a Educação Matemática brasileira: as discussões sobre a insubordinação criativa na prática do professor e do pesquisador. São apresentadas algumas narrativas que elucidam a insubordinação criativa na concepção de Beatriz como um conceito que leva os profissionais a ter sensibilidade para entender o outro e o contexto em que está inserido, honrar o compromisso assumido no exercício das atividades diárias, mobilizar saberes de forma a proteger a integridade dos estudantes e dos espaços formativos, neutralizar os efeitos desumanizadores da autoridade burocrática.


Palavras-chave


Beatriz Silva D’Ambrosio; Insubordinação criativa; Subversão responsável; Educação Matemática

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276

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