Amélia Fernandes da Costa: trajetória biográfico-profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p642-661

Palavras-chave:

Amélia Fernandes da Costa, Trajetória biográfico-profissional, Escola Normal da Corte

Resumo

Estabelecer a trajetória biográfico-profissional da professora primária Amélia Fernandes da Costa, formada pela Escola Normal da Corte, para entender as razões que a levaram a ser escolhida, em 1890, dentre os demais professores primários públicos da capital do Brasil, para empreender viagem pedagógica subsidiada pela Instrução Pública à Europa, é o objetivo deste artigo. A pesquisa baseia-se no paradigma indiciário de Ginzburg (1989) tomando por fontes privilegiadas documentos localizados no Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ainda não investigados pela historiografia; Relatórios Ministeriais do Império, disponibilizados no Center for Research Libraries; e jornais de época, do acervo da Biblioteca Nacional brasileira. A investigação pretende minimizar lacuna biográfica sobre a professora Amélia Fernandes da Costa.

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Biografia do Autor

Heloisa Helena Meireles dos Santos, UERJ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Pós doutorado em História da Educação (UERJ). Licenciada em História e Pedagia (UERJ). Pesquisadora da linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História (registro CNPq/FAPERJ Área de Pesquisa:Memória e Cultura). Criou e dirigiu o Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Jneiro de 2005 a 2011. Tem artigos punlicados em impressos do Brasil, Espanha e Portugal.

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

DOS SANTOS, H. H. M. Amélia Fernandes da Costa: trajetória biográfico-profissional. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 642–661, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p642-661. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5891. Acesso em: 23 abr. 2024.