A pesquisa narrativa na análise do desenvolvimento profissional do formador de professores de matemática

Autores

  • Flávia Cristina Figueiredo Coura Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p180-195

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa. Desenvolvimento profissional. Formador de professores de matemática.

Resumo

Neste artigo, o objetivo é apresentar e analisar a narrativa de experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O conceito de desenvolvimento profissional utilizado é apresentado, inclusive quando o docente em questão é o formador de professores. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar experiências que influenciaram seu desenvolvimento profissional, que representam vias de transformação pessoal, contribuindo para a constituição de uma profissionalidade. Nesse percurso, a pesquisa narrativa, por ter permitido representar um conjunto de dimensões da experiência que a investigação formal não contempla, tornou possível atingir o caráter subjetivo do desenvolvimento profissional e o processo por meio do qual a pessoa se desenvolve.

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Biografia do Autor

Flávia Cristina Figueiredo Coura, Universidade Federal de São João del Rei

Prof. Adjunto do Departamento de Matemática e Estatística

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

COURA, F. C. F. A pesquisa narrativa na análise do desenvolvimento profissional do formador de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 180–195, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p180-195. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5722. Acesso em: 19 abr. 2024.