Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional

Autores

  • Andréa Souza de Albuquerque Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Tadeu Oliver Gonçalves UFPA

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140

Palavras-chave:

Ensino. Formação Docente. Professor Reflexivo

Resumo

Este artigo parte de indagação sobre como reflexões propostas em relatos autobiográficos realizados por docentes ajudam a melhor compreender a trajetória profissional docente. O estudo toma por base o breve relato da trajetória profissional de uma professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. O tratamento metodológico da pesquisa foi de tipo qualitativo. Para tanto, foram utilizados o relato autobiográfico e a análise das experiências de formação e de ensino. O relato autobiográfico possibilitou recuperar as memórias, desde a formação inicial, em dois cursos superiores: Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia, marcados ainda pelo modelo da racionalidade técnica. Porém, ao recuperar e relatar o modelo formativo, foi possível identificar determinados aspectos e considerá-los como substrato importante para a configuração da professora como profissional. As análises realizadas evidenciaram que, no decorrer da formação inicial e do exercício da profissão docente, determinados aspectos foram se modificando, como: a postura docente; a preocupação com a metodologia de ensino que melhor se adequasse à faixa etária e à necessidades dos alunos; a relação e o diálogo estabelecidos com os alunos e com outros professores; as experiências adquiridas nos diferentes campos de trabalho, da educação básica ao ensino superior; e as contribuições para o processo de reflexão sobre a ação, advindas com o processo de formação continuada, na busca pela autonomia do trabalho docente com vistas à melhoria do ensino. Neste sentido, os estudos autobiográficos auxiliam processos formativos de reflexão e possibilitam modificar as práticas docentes, desde que realizados em processos sistematizados e contínuos de estudos e intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Souza de Albuquerque, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação. Especialista em Gestão Educacional e Direito do Trabalho. Licenciada Plena em Pedagogia e Barcharel em Direito. Professora e Assessora Pedagógica da Universidade do Estado do Pará.

Tadeu Oliver Gonçalves, UFPA

Doutor em Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas (2000) Professor Titular. Universidade Federal do Pará. Instituto de Educação Matemática e Científica. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Linhas de Pesquisas: Formação de Professores Formadores de Professores de Matemática; Professores que Ensinam Matemática.

Referências

BUENO, Belmira Oliveira. O Método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2002.

BUENO, Belmira Oliveira et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, mai./ago. 2006.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Os anos iniciais da docência em Química: da universidade ao chão da escola. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2013.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992. p. 32-46.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PÉREZ-GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 94-114.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 16, p. 15-20, 2002.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Investigação-ação e desenvolvimento profissional docente. In: REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 26., 2003, Poços de Caldas. Anais... São Paulo: SBQ, 2003. p. 1-11.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Editora Vozes, 2002.

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educ. Soc., vol 28, nº101, p. 1287-1302, set/dez.2007.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa, Educa, 1993.

PÉREZ-GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor - a formação do professor como profissional reflexivo. In NÓVOA, A. (Org). Os professores e sua formação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992, p.94-114.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

ALBUQUERQUE, A. S. de; GONÇALVES, T. O. Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 123–140, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5712. Acesso em: 19 abr. 2024.