Explorando o conceito de ideologia: uma tentativa de aproximação entre Hermenêutica de Profundidade e História Oral

Autores

  • Kátia Guerchi Gonzales Uniderp - Anhanguera
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p141-160

Palavras-chave:

Hermenêutica de Profundidade, História Oral, Educação Matemática, Ideologia

Resumo

A intenção desse texto é considerar as possibilidades e potencialidades de articular dois referenciais teórico-metodológicos específicos – a Hermenêutica de Profundidade (HP) e a História Oral (HO), focando particularmente o conceito de ideologia. A HP, que se volta à análise de formas simbólicas das mais variadas, tem sido mobilizada mais frequentemente em pesquisas relacionadas à análise de materiais escritos, como livros didáticos. Entretanto, o objetivo deste artigo é apresentar considerações sobre como – sob quais parâmetros – a HP poderia ser mobilizada para análise das textualizações/narrativas criadas segundo a metodologia da História Oral. Concluindo o texto, apresentamos um exercício da mobilização da HP, ressaltando o conceito de ideologia, realizado visando a atribuir sentido às Licenciaturas de Ciências – Habilitação em Matemática, ocorridas em regime parcelado no estado do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

GONZALES, K. G.; GARNICA, A. V. M. Explorando o conceito de ideologia: uma tentativa de aproximação entre Hermenêutica de Profundidade e História Oral. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 141–160, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p141-160. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5632. Acesso em: 29 mar. 2024.