A investigação biográfica em educação no contexto português

Autores

  • Carmen Cavaco Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p814-828

Palavras-chave:

Investigação biográfica, Educação, Portugal.

Resumo

O artigo tem como principal objetivo a elaboração de uma análise sobre a investigação biográfica, realizada em Portugal, nas últimas décadas. Na metodologia, optámos pela meta- análise baseada na recolha documental de teses de doutoramento, com referência ao uso da abordagem biográfica. A recolha documental resultou de uma pesquisa online no RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) e na base de dados da Biblioteca Nacional. Nessa pesquisa identificámos 38 teses de doutoramento que faziam referência à investigação biográfica, contudo selecionámos apenas 15 para análise, de acordo com critérios definidos. A análise das teses de doutoramento permitiu compreender que a investigação biográfica em educação é, essencialmente, filiada nas Ciências da Educação, na Sociologia e na Antropologia. Os temas mais estudados na investigação biográfica em educação são o desenvolvimento profissional e a identidade dos professores. A análise das teses de doutoramento permitiu identificar a diversidade e a redundância de conceitos usados na referência à “narrativa de si”, assim como, a autonomia da abordagem biográfica, do ponto de vista epistemológico e metodológico. Este foi um primeiro trabalho de recolha e análise que tem de ser aprofundado posteriormente

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Biografia do Autor

Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade
de Lisboa. Docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área das Ciências da
Educação/Formação de Adultos, com enfoque nos temas da formação experiencial, das políticas públicas de educação
de adultos, dos adultos não escolarizados e adultos pouco escolarizados, do reconhecimento e validação de adquiridos
experienciais e da investigação biográfica

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

CAVACO, C. A investigação biográfica em educação no contexto português. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 814–828, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p814-828. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5595. Acesso em: 23 abr. 2024.