Diários e inventários como processos formativos em dança

Autores

  • Neila Cristina Baldi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p711-725

Palavras-chave:

Dança, Autobiografia, Diário, Inventário pessoal

Resumo

O presente texto discute o uso de diários de bordo e de inventários pessoais na formação do(a) artistadocente de dança. A partir dos relatos de estudantes de cursos de graduação em Dança, o artigo mostra as narrativas produzidas por estes e como estas são (auto)formativas.  Para isso, o texto apresenta os conceitos de artistadocente e corpografias. Posteriormente, discorre sobre o uso de diários de bordo e de inventários pessoais. A presente discussão tem como principais aportes teóricos Fortuna (2012), Wegner (2011), Dominicé (2010) e Josso (2004). A partir da perspectiva de que criamos corpografias, o texto mostra como o trabalho com essas narrativas releva processos formativos e como a escrita das mesmas proporciona a construção do conhecimento como experiência e a formação de um(a) artistadocente reflexivo(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM. Foi professora do Curso de Licenciatura em Dança da UESB.

Referências

ACASO, María. Reduvolution: hacer la revolución en la educación. Barcelona: Paidós, 2013.

BALDI, Neila Cristina. Por um balé somático: Cartas sobre o aprenderensinar balé clássico por meio das abordagens de Béziers e Laban/Bartenieff e do Construtivismo Pós-Piagetiano. 2017. 340 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

BELLINI, Magda. O papel das imagens internas: a cegueira como potência cognitiva. In: KATZ, Helena; GREINER, Christine. (Org.). Arte e cognição: corpomídia, comunicação, política. São Paulo: Annablume, 2015. p. 77-110.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CUNHA, Jorge Luiz da. Pesquisas com (auto)biografias: interfaces em tempos de individuação. In: PASSEGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 95-114.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: FINGER, Mathias; NÓVOA, António. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2010a. p. 81-96.

______. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: FINGER, Mathias. NÓVOA, Antonio. O método (auto) biográfico e a formação. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2010b. p. 143-154.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: FINGER, Mathias; NÓVOA, António. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2010. p. 21-58.

FORTIN, Sylvie. Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança. Pro-posições, Campinas, Unicamp, v. 9, n. 2 (26), p. 79-95, junho de 1998.

FORTUNA, Tânia Ramos. Ludobiografia: uma invenção metodológica em pesquisa (auto)biográfica em educação. In: PASSEGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 165-202,

ICLE, Gilberto O que é pedagogia da Arte? In: ICLE, Gilberto. Pedagogia da arte: entre-lugares da escola – volume 2. Porto alegre: Editora da UFRGS, 2012. p. 11-22.

JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Arquitextos, ano 8, fev. 2008. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.093/165>. Acesso em: 19 fev. 2017.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LANI-BAYLE, Martine. Narrativas de vida: motivos, limites e perspectivas. In: PASSEGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 59-78

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., n. 19, p. 20-28, 2002. [on-line].

MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. Ouvirouver, Uberlândia v. 10, n. 2, p. 230-239, jul./dez. 2014.

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Cortez, 2014.

MORANDI, Carla. A dança no ensino da arte. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. (Org.). Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 29-38.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. O que pode um diário de aula? In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Processos e práticas de pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. p. 225-236.

OLIVEIRA, Valeska Fortes. A escrita como dispositivo na formação de professores. In: PERES, Lúcia Maria Vaz; ZANELLA, Andrisa Kemel. (Orgs.). Escritas de autobiografias educativas: o que dizemos e o que elas nos dizem? Curitiba: CRV, 2011. p. 123-135.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

PERES, Lúcia Maria Vaz. No vai e vem da vida a escrita como um processo de (auto)formação. In: PERES, Lúcia Maria Vaz; ZANELLA, Andrisa Kemel. (Orgs.). Escritas de autobiografias educativas: o que dizemos e o que elas nos dizem? Curitiba: CRV, 2011. p. 65-78.

SALOSAARI, Paula. Multiple embodiment in classical ballet. Educating the Dancer as an Agent of Change in the Cultural Evolution of Ballet. 2001. 149 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Theatre Academy, Yliopistopaino, Helsinki, 2001.

SCHACK, Tomas. Building blocks and architecture of dance. In: BLÄSING, Betina; PUTTKE, Martin; SCHACK, Tomas. (Orgs.) The neurocognition of dance: mind, movement and motor skills. New York: Psychology Press, 2010. p. 11-40.

SHAPIRO, Sherry B. Em direção a professores transformadores: perspectivas feminista e crítica no ensino de dança. Pro-Posições, Campinas, v. 9, n. 2 (26), p. 35-53, jun. 1998.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, EDUFRN, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006.

STINSON, Susan. Uma pedagogia feminista para a dança da criança. Pro-posições, Campinas, v. 6, n. 3, p. 77-89, nov. 1995.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, Sueli. (Org.). O ensino das artes – construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 39-87.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

WEGNER, Bárbara Pires. Reelaboração de uma trajetória através da escrita de um diário. In: PERES, Lúcia Maria Vaz; ZANELLA, Andrissa Kemel. (Orgs.). Escritas de autobiografias educativas: o que dizemos e o que elas nos dizem? Curitiba: CRV, 2011. p. 12-34.

WOODRUFF, Dianne. Treinamento na dança: visões mecanicistas e holísticas. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, n. 2, p. 17-30, fev. 1999.

WOSNIAK, Cristiane. A universidade e a formação do artista-docente da(na)dança. Revista O Teatro Transcende, FURB, Blumenau, v. 22, n. 1, p. 3-18, 2017.

ZANELLA, Andrisa Kemel. Onde está a biografia do meu corpo? In: PERES, Lúcia Maria Vaz; ZANELLA, Andrisa Kemel. (Orgs.). Escritas de autobiografias educativas: o que dizemos e o que elas nos dizem? Curitiba: CRV, 2011. p. 9-26.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

BALDI, N. C. Diários e inventários como processos formativos em dança. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 711–725, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p711-725. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4446. Acesso em: 16 abr. 2024.