Vida professoral de Maria do Carmo de Miranda: docência em tempos autoritários (1960-1988)

Autores

  • Maria Graça Cruz Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Luciana Martins Teixeira Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elizete Guimarães Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p622-643

Palavras-chave:

História de Vida Professoral, Saber Docente, Prática Pedagógica, História Oral.

Resumo

O presente artigo tem por propósito refletir sobre os saberes docentes e a prática pedagógica, produzidos e/ou reproduzidos no período de 1964 a 1988, a partir dos resultados da pesquisa de Mestrado em Educação/PPGE/UFPB “História e Memórias de vida professoral: Maria do Carmo de Miranda nas configurações do magistério (1960-1988)”. Conforme Nóvoa (2007), pesquisas sobre história de vida de professores se inserem como instrumentos elucidadores para a História da Educação, ao permitirem a discussão de aspectos educacionais a partir de trajetórias individuais, numa relação entre o privado e o político-social. O aporte teórico-metodológico discute com os fundamentos e procedimentos da memória, da história oral e da abordagem biográfica, articulados aos estudos de Le Goff (2012), Nóvoa (1999; 2007), Dosse (2009), entre outras fontes. No processo de constituição da docência, vida e contexto se entrelaçam, de forma que os saberes docentes e a prática pedagógica vivenciados pela Professora Maria do Carmo de Miranda, ora reforçaram, ora enfraqueceram as relações autoritárias de poder e opressão, presentes no contexto da docência paraibana no período investigado.

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Biografia do Autor

Maria Graça Cruz Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Graduanda em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba/PPGE/UFPB e em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba /PPGDH/UFPB. Professora da Secretaria de Educação do Município de Bayeux/PB.

Luciana Martins Teixeira Santos, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Graduanda em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestra em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba/PPGDH/UFPB. Professora da Secretaria de Educação do Município de João Pessoa/PB. Rua Diógenes Chianca, 1777, Água Fria, João Pessoa/PB. CEP: 58053-900. Fone: (83) 98804-4773.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPB e em Direitos Humanos/PPGDH/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação Brasileira, GT – PB. Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária, s/n, Castelo Branco III, João Pessoa/PB. CEP: 58051-085. Fone: (84) 99984-3176.

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

BARBOSA, M. G. C.; SANTOS, L. M. T.; CARVALHO, M. E. G. Vida professoral de Maria do Carmo de Miranda: docência em tempos autoritários (1960-1988). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 622–643, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p622-643. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4358. Acesso em: 19 abr. 2024.