A escrita de professoras nos memoriais de formação

Autores

  • Maria Couto Cunha Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.
  • Marta Licia Teles Brito de Jesus Universidade Federal da Bahia.
  • Regina Lucia dos Santos Portela Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500

Palavras-chave:

Formação de Professores. História de Vida. Narrativa

Resumo

Este artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação.

Licenciada em Ciencias Sociais, Mestre e Doutora em Educação - UFBA. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - UFBA.

Marta Licia Teles Brito de Jesus, Universidade Federal da Bahia.

Pedagoga - UFBA. Mestre e Doutora em Educação - UFBA. Professora Adjunta Dpto I da FACED-UFBA. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET.

Regina Lucia dos Santos Portela, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação

Bacharel e mestre em Artes Cenicas - UFBA. Membro da equipe de apoio a coordenação pedagógica do Curso de Pedagogia PARFOR/UFBA.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, mai./ago. 2011.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 edição, Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 213-240.

BRASIL. DECRETO n. 6.755, que Institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (PARFOR), Brasília, 29 de janeiro de 2009. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Decreto-6755-2009.pdf Acesso em: 05 ago. 2017).

CARRILHO, Maria de Fátima Pinheiro. Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escrita de si. 2007. 275 p. Tese (Doutorado em Educação Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14532>. Acesso em: 24 jul. 2017.

JESUS, Marta Lícia Teles Brito. O valor simbólico do diploma de nível superior. 2014. 227 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Editora Educa-Formação/Universidade de Lisboa, 2002.

_________. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

KOFES, Suely. Narrativas biográficas: que tipo de antropologia isso pode ser? In: KOFES, Suely; MANICA, Daniela. (Orgs.). Vida & grafias: narrativas antropológicas entre biografia e etnografia. Rio de Janeiro: Editoras Lamparina: FAPERJ, 2015. p. 20-40.

LE GOFF, Jacques.‭ ‬ ‭História e memória: II volume‭. Tradução de Bernardo Leitão. Lisboa: Edições 70,‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬ 2000.

LOBATO, Monteiro. Emília resolve escrever suas memórias. In: _________. Memórias de Emília. São Paulo: Brasiliense, 1995. cap. 10, p. 9-13.

ORLANDI, E. P. As formas de silêncio: nos movimentos dos sentidos. 5. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.

________. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

_________. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-biográficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 27-42.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, P et al. Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 1999. p. 49-57.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

SARTORI, Adriane Terezinha. Os professores e sua escrita: o gênero discursivo “memorial de formação”. 2008. 219 p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000440323>. Acesso em: 25 jul. 2017.

______. O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores. Revista SCRIPTA, v. 15, n. 28, p. 267-284, PUC Minas Gerais, 2011. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319>. Acesso em: 25 jul. 2017.

SOUZA, E. C. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antonio Dias; HETKOWSKI, Tania Maria. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 137-156.

_____. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 213-220, mai./ago. 2011.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

CUNHA, M. C.; JESUS, M. L. T. B. de; PORTELA, R. L. dos S. A escrita de professoras nos memoriais de formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 483–500, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.