A COMPOSIÇÃO DE UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO: OS RASTROS DE UMA AVÓ MATERNA

Cristina Maria da Silva

Resumo


Na montagem de um álbum de fotografias busco um rosto familiar: uma mulher de vestido azul, chamada Tereza, minha avó materna, descubro os laços que compõem a sua vida, os sonhos, as flores de sua preferência, os modelos de seus vestidos, os rastros que seus passos deixaram nas lembranças de infância de uma criança, as narrativas dos que com ela conviveram. Um álbum é pensado como uma construção narrativa e imagética de múltiplas grafias: daqueles que de modo separado realizaram as fotos, as descontinuidades do tempo que as mantiveram separadas, dos conhecimentos, narrativas e sentidos que elas evocam ao olhar, de sua conjugação entre temporalidades. Através da recuperação de imagens para montar um álbum, podemos criar, descobrir, desvelar conhecimentos, acender experiências. Contamos com a noção de fotobiografias (Fabiana Bruno, 2009); com o olhar sobre a imagem e suas supervivências (Didi-Huberman, 2011) e com Étienne Samain (2013), quando nos instiga a descobrir as peles da imagem e a acompanhar o que elas pensam. Na composição de um álbum, compomos uma origem, desbravamos a história de uma mulher, bem como de suas narrativas, que se inscrevem nas dedicatórias escritas em seus versos e nos caminhos que as imagens trilharam, em muitas mãos, até se encontrarem, em um álbum de fotografias.  

 


Palavras-chave


Álbum de Família; Fotobiografia; Imagens; Narrativas

Texto completo:

PDF

Referências


ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista de Estudos Históricos, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação. Formas de transformação da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

BARROS, Manoel. Retrato do artista quando coisa (1998). Disponível em: . Acesso em: 25. set. 2016.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Diário de um luto. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Edições 70, 2009.

BENJAMIN, Walter. As passagens. Tradução do alemão de Irene Aron; Tradução do francês de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Impressa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Editora Brasiliense, 2009. (Obras escolhidas, II).

BRUNO, Fabiana. Imagem-escrita nas fotobiografias. In: COPQUE, Bárbara; PEIXOTO, Clarice Ehlers; LUZ, Gleice Mattos. (Orgs.). Família em imagens. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2013. p.129-142.

BRUNO, Fabiana. Uma antropologia das “supervivências”: as fotobiografias. In: SAMAIN, Etienne. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. p. 91-106.

BRUNO, Fabiana. Fotobiografia: uma proposta antropológica e estética. Revista Espaço Acadêmico, Maringá-PR, Universidade Estadual de Maringá – UEM, v. 14, n. 163, p. 9-20, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2014.

BRUNO, Fabiana. Fotobiografia: por uma metodologia da estética em antropologia. 2009. 351 f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2009. Disponível em:

. Acesso em: 07 mai. 2014.

CASA NOVA, Vera. Cascas sobre o papel: memória do dilaceramento. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [s.l.], v. 24, n. 2, p. 64-75, ago. 2014. ISSN 2317-2096. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2016.

CAZENAVE, Cécile. Avant que tu disparaisses. Exposition 01. 11. 2014 - 29.11.2014. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2016.

COUTO, Mia. Nota introdutória. O Guardador de Rios. In: E se Obama fosse africano?: e outras intervenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 7-9.

COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

_________. Antes de nascer o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. De semelhança a semelhança. Alea, Rio de Janeiro , v. 13, n. 1, p. 26-51, june 2011.

Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2016.

DRUMMOND, Carlos. Caso do vestido. In: __________. Nova reunião: 19 livros de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1985. p. 157.

Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2015.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Nota da Autora. In: ________ . Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. p. 11-12.

__________. Verdade e memória do passado. In: __________. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. p. 39-47.

__________. Memória, história, testemunho. In: __________. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. p. 49-57.

__________. O rastro e a cicatriz: metáforas da memória. In: __________. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. p. 107-118.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: __________. Mitos, emblemas e sinais. Morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.143-179.

GINZBURG, Carlo. Introdução. In: __________. O fio e os rastros. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 7-14.

__________. O inquisidor como antropólogo. In: __________. O fio e os rastros. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 280-293.

__________. Feiticeiras e xamãs. In: __________. O fio e os rastros. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 294-310.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaio sobre movimento, conhecimento e descrição. Tradução de Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. (Coleção Antropologia).

KOFES, Suely. Uma trajetória, em narrativas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.

MANGUEL, Alberto. Última página. In: __________. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 15-38.

PEDROSA, Inês. Nas tuas mãos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. Como pensam as imagens. In: SAMAIN, Etienne. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. p. 21-36

__________. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 151-164, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2016.

SILVA, Armando. Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Editora Senac São Paulo; Edições Sesc SP, 2008.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

STRATHERN, Ann Marilyn. A pessoa como um todo e seus artefatos. In: __________. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 487-509.




DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p428-446

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: 

 

 

Portal SEER

Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - RBPAB - Qualis A4 Educação

 A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica é publicada sob a licença Creative Commons de  Atribuição-NãoComercial CC BY-NC

  Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0