COMO AUTOBIÓGRAFO E HISTORIADOR: EPISÓDIOS DE UMA HISTÓRIA SUL-AFRICANA POR WILLIAM KENTRIDGE

Autores

  • Vivian Braga dos Santos USP/CAPES

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n2.p269-282

Palavras-chave:

Arte contemporânea. William Kentridge. Apartheid. Autobiógrafo. Artista-historiador.

Resumo

O artigo reflete sobre certo ofício de narrador que tem sido desempenhado por artistas contemporâneos em relação à história do passado recente. Com base na série de vídeos Nine Drawings for Projections (1989-2003), de William Kentridge (Joanesburgo, 1955), sugere-se que essa atuação se realize através de aproximações com as práticas narrativas do autobiógrafo e do historiador. No trabalho de arte em questão, a primeira delas se manifesta por meio de dois personagens dos filmes, Soho Eckstein e Felix Teitlebaum, alter egos do artista, que testemunham ao espectador suas experiências no ambiente segregacionista sul-africano, de modo semelhante àquele da composição de uma literatura de testemunho. Já a segunda, exprime-se na maneira com que Kentridge sugere uma narrativa sobre a modificação do cenário político de seu país, a partir da alteração paulatina da paisagem na composição do trabalho. Trata-se de um enunciado de tom mais sóbrio e que se constrói com o apoio de documentações fotográficas. As duas práticas sugeridas convergem então, na dinâmica da série, e nesse encontro demonstram um novo modo do artista contemporâneo posicionar-se politicamente diante da história de conflitos políticos ocorridos no passado recente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. William Kentridge. Bruxelas: Société des Expositions du Palais des Beaux Arts de Bruxelles, 1998.

DANTO, Arthur. William Kentridge. In: DANTO, Arthur. Unnatural wonders: essays from the gap between art and life. New York: Farrar, Strauss and Giroux, 2005. p. 109-117.

FELIX IN EXILE. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1994. 8:43 min., 35mm transferido para vídeo, cor e som.

HISTORY OF MAIN COMPLAINT. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1996. 5:50 min., 35mm transferido para vídeo, cor e som.

HUYSSEN, Andreas. O teatro de sombras como veículo da memória em Wiliam Kentridge e Nalini Malani. In: HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas de memória. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto; Museu de Artes do Rio, 2014. p. 57-82.

___. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

JOHANNESBURG, 2ND GREATEST CITY AFTER PARIS. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1989. 8:02 min., 16mm transferido para vídeo, cor e som.

MALTA, Antonio. William Kentridge. In: Mostra Africana de Arte Contemporânea [Catálogo da exposição]. São Paulo: SESC São Paulo; Associação Cultural VideoBrasil: 2000. p. 30-35.

MINE. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1991. 5:50 min., 16mm transferido para vídeo, cor e som.

MONUMENT. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1990. 3:11 min., 16mm transferido para vídeo, cor e som.

OTHER FACES. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 2010-2011. 9:45 min., 35mm transferido para vídeo, cor e som.Other Faces [Outras faces] (2011).

SOBRIETY, OBESITY AND GROWING OLD. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1991. 8:22 min., 16mm transferido para vídeo, cor e som.

STEREOSCOPE. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1999. 8:22 min., 35mm transferido para vídeo, cor e som.

TIDE TABLE. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 2003. 8:50 min., 35mm transferido para vídeo, cor e som.

TOMKINS, Calvin. Linhas de resistência: a magia rude de William Kentridge. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Revista Serrote, Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles, n. 5, p. 50-75, jul. 2010.

TONE, Lilian. (Org). Fortuna [Catálogo da exposição]. Tradução de José Rubens Siqueira e Rafael Mantovani. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles; Fundação Iberê Camargo; São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2012.

WEGENER, Claudia. Entrevista com William Kentridge. IN: FURLONG, William. Speaking of Art. Londres; Nova York: Phaidon, 2012. p. 267-272.

WEIGHING... AND WANTING. William Kentridge. Filme-animação da série Nine Drawings for Projections. William Kentridge, 1998. 6:20 min., 35mm transferido para vídeo, cor e som.

Downloads

Como Citar

SANTOS, V. B. dos. COMO AUTOBIÓGRAFO E HISTORIADOR: EPISÓDIOS DE UMA HISTÓRIA SUL-AFRICANA POR WILLIAM KENTRIDGE. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 269–282, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n2.p269-282. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2661. Acesso em: 28 mar. 2024.