Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”

Autores

  • Armando Gens

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v6i2.3300

Resumo

Este artigo pretende problematizar as receitas de sucesso da literatura e seu sistema canônico a partir de um franco debate dos modelos de ensino que investem em falar sobre o texto literário de uma forma secundária, segregando-o a um espaço de apagamentos e emudecimentos decorrentes de leituras de segunda mão. Como saída para esses impasses, propõem-se centralizações no texto literário, reivindicando o estabelecimento de um espaço poético  construído pela subjetividade e por leituras autorais com base em experiências artísticas que invistam em redes interdisciplinares. Como base teórica, apresentam-se as contribuições sobre esse tema de Showalter, Todorov, Montes e Caron. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

GENS, A. Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 161–177, 2017. DOI: 10.30620/p.i.v6i2.3300. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3300. Acesso em: 19 abr. 2024.