O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões

Autores

  • Ricardo Oliveira de Freitas
  • Danilo Andrade Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v4i1.1776

Resumo

Resumo

Desde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.

Palavras-chave

Mangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom.


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Publicado

2015-11-26

Como Citar

DE FREITAS, R. O.; BITTENCOURT, D. A. O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 1, p. 65–74, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v4i1.1776. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776. Acesso em: 19 abr. 2024.