Povos indígenas no Brasil e as lições da floresta cultural: a revolução da cultura da mandioca na economia do atlântico sul e no continente africano

Autores

  • Francisco Alfredo Morais Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v4i2.1680

Resumo

Neste artigo, é apresentada uma reflexão sobre a pesquisa acadêmica a respeito do saber agrícola dos povos indígenas e o papel de destaque da cultura da mandioca na formação do Brasil e na consolidação do império português, servindo como uma peça de encaixe nas transações mercantilistas no Atlântico Sul. Busca-se evidenciar a visibilidade da mandioca nesse contexto, considerando o reconhecimento da diversidade epistêmica e as especificidades das relações dos povos indígenas no que se refere à natureza e ao arbítrio das construções historiográficas pautadas em uma pretensa universalidade do pensamento europeu, utilizada para legitimar o colonialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

MORAIS GUIMARÃES, F. A. Povos indígenas no Brasil e as lições da floresta cultural: a revolução da cultura da mandioca na economia do atlântico sul e no continente africano. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 2, p. 29–47, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v4i2.1680. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1680. Acesso em: 28 mar. 2024.