Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados

Autores

  • Suely Messeder

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v1i1.1429

Resumo

Resumo

Neste artigo pretende-se articular os conceitos de masculinidade e ato performativo. Esta articulação desenrolar-se a partir de duas questões: 1) Como e o quê da masculinidade; 2) E por que ato performativo? O dialogo é entabulado entre Connell e Butler e tem como ponto de interseção o conceito de habitus desenvolvido por Bourdieu. Destaca-se que a ideia central perseguida é a possibilidade dos/as investigadores/as não criarem estigmas ou cristalizarem as realidades construídas em suas análises. Apesar de ter como ponto de partida de analise os sujeitos sociais no mundo com os seus corpos encarnados.

Palavras-chave

masculinidade, performance, habitus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

MESSEDER, S. Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 52–64, 2011. DOI: 10.30620/p.i.v1i1.1429. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1429. Acesso em: 25 abr. 2024.