Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”

Ivo Tonet

Resumo


O presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana.

Palavras-chave


Trabalho. Educação. Emancipação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71

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Direitos autorais 2019 Ivo Tonet

 

 

 e-ISSN: 2447-9373

Qualis Periódicos (2017-2018): B3

 

 

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