Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola

Autores

  • Jeane Rodella Assunção

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Inclusão Escolar, Paradigma da Ciência

Resumo

O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.

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Biografia do Autor

Jeane Rodella Assunção

Doutoranda em Ciências da Educação – UC. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Salvador/BA – SMED. Professora de Metodologia da Pesquisa Científica e Projetos dos cursos de Pós-graduação da Atualiza Cursos. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital – LTI - Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

ASSUNÇÃO, J. R. Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 3, p. 64–77, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios