Potencialidades do repositório institucional para a UNEB e para a Educação Superior na Bahia

Autores

  • Alice Fontes Universidade do Estado da Bahia
  • Isaura Fontes Universidade do Estado da Bahia
  • Vagner Magarão Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.70-82

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Repositório Institucional, Comunicação Científica

Resumo

Este ensaio intenciona refletir as potencialidades do Repositório Institucional da Universidade do Estado da Bahia – o SaberAberto, suas perspectivas e desafios. Analisa os impactos e contribuições que este serviço pode e deve agregar à Universidade e, por consequência, à Educação Superior na Bahia. Demonstra como o uso e reuso do repositório poderá desencadear um processo de empoderamento dos indivíduos, de melhoria à gestão do conhecimento e de fortalecimento da pesquisa e produção científica/cultural da UNEB, destacando os benefícios aos pesquisadores, aos administradores acadêmicos e à Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Fontes, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC). Analista Universitário da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com formação em Secretariado Executivo, vinculada à Editora da Universidade do Estado da Bahia, com exercício no Grupo Gestor do Repositório Institucional da UNEB

Isaura Fontes, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, formação docente, currículo, práxis, docência e prática de ensino, estágio supervisionado.

Vagner Magarão, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduação lato sensu em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento, Gestão em Bibliotecas Públicas e Gestão Governamental. Atualmente é analista universitário - Bibliotecário da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente no seguinte tema: Gestão e Descrição da Informação, Educação a Distância e Acesso Livre a Informação. 

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

FONTES, A.; FONTES, I.; MAGARÃO, V. Potencialidades do repositório institucional para a UNEB e para a Educação Superior na Bahia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 2, p. 70–82, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.70-82. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3954. Acesso em: 24 abr. 2024.