A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Mário Luiz Neves de Azevedo UEM
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26

Palavras-chave:

Internacionalização, Pós-Graduação, Anped.

Resumo

O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Setor de Educação - UFPR. Presidente da ANPEd.

Mário Luiz Neves de Azevedo, UEM

Doutor em Educação. Pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. Diretor Financeiro da ANPEd.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da FAED UDESC. Vice Presidente da Região Sul da ANPEd

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

GOUVEIA, A. B.; AZEVEDO, M. L. N. de; MENDES, G. M. L. A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 2, p. 10–26, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951. Acesso em: 28 mar. 2024.