Notícias

Chamada para Publicação: vol. 5, n° 1 (2020) - Gestão no Ambiente Educacional

 

A Revista Plurais abre chamada para o Dossiê Gestão no Ambiente Educacional, a qual tem a competência de assegurar a viabilidade e a exequibilidade de uma formação visando o cumprimento da função social e política do processo de educação. Evidencia, assim, a discussão sobre processos de organização, planejamento, avaliação e controle das diversas atividades integradas e interdependentes à administração educacional e escolar; a adoção de mecanismos, métodos e técnicas de gestão que garantam a eficiência e atendam aos objetivos estabelecidos pela instituição. Os estudos dos processos de gestão no ambiente educacional ratificam, de forma geral, problemáticas vivenciadas pelo gestor concernentes a currículo, ensino, professor e técnico administrativo, aluno, recursos financeiros e materiais, relação com a comunidade, presentes na pauta cotidiana que reivindicam discussões no sentido de possibilitar reflexões e aprimoramento. Nessa perspectiva serão recepcionados artigos que problematizem legislação e marcos regulatórios comprometidos com a avaliação da educação; pesquisa aplicada à gestão da educação; dimensões administrativas e pedagógicas da gestão de diferentes sistemas de ensino.

Organizadoras: Profa. Dra. Celeste Pacheco e Profa. Dra. Lídia Pimenta

Submissão de textos até 30 de novembro de 2019.

 
Publicado: 2019-10-24
 

Chamada para Publicação: vol. 4, n° 3 (2019) - Educação e Trabalho

 

No Brasil, as pesquisas sobre Educação e Trabalho têm revelado múltiplas dimensões e produzido conhecimento crítico, o que serve de esteio para as políticas públicas e práticas inovadoras em diferentes instituições. Este Dossiê temático resulta de um esforço coletivo com a pretensão de destacar a diversidade de olhares e objetos de investigação, fruto de estudos e reflexões teórico-metodológicas que compreendem os debates na área. Assim, torna-se importante, neste número da Revista Plurais, que diferentes artigos no campo de Educação e Trabalho demonstrem os reflexos das complexas transformações estruturais - econômicas, tecnológicas, políticas e sociais - ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas, destacando as inter-relações com o campo da educação em distintos contextos, etapas e modalidades. Neste cenário, adquirem grande importância estudos sobre profissionalização, proletarização e precarização do trabalho docente, políticas públicas de educação profissional em conjunturas de resistências, a centralidade da categoria trabalho no currículo da educação básica, as interfaces entre o trabalho e a Educação de Jovens e Adultos, os desafios da formação/qualificação profissional e o papel da educação frente às reformas (ou contrarreformas) trabalhistas e educacionais contemporâneas.

Submissão de textos até 15 de setembro de 2019

Organizadoras: Carla Liane Nascimento dos Santos, Célia Tanajura Machado e Patrícia Lessa Santos Costa

 
Publicado: 2019-07-19
 

Chamada para Publicação: vol. 4, n° 2 (2019) - Educação, Cultura Digital e Espaço Escolar

 

Chamada para Dossiê Educação, Cultura Digital e Espaço Escolar.

Submissão de texto até 14 de julho de 2019.

Organizadoras: Tânia Hetkowski e Josemeire Dias

 
Publicado: 2019-04-25 Mais...
 

Chamada: Publicações 2019-2020

 

Revista Plurais informa chamada para publicação em seus números, período 2019-2020.

 

 
Publicado: 2019-04-18 Mais...
 

Chamada para Publicaçao: vol. 4, n.°1 (2019) - Educação e Diversidade

 

Chmada para Dossiê Temático Educação e Diferença

Submissão de textos até 05/03/2019

Organizadoras: Iris Verena Oliveira e Maria Jucilene Ferreira

 

 
Publicado: 2019-01-30 Mais...
 

Inclusão de ORCID

 

Em 2018, a Plurais Revista Multidisciplinar passa a incluir o uso do ORCID - Open Researcher and Contributor ID - como parte do preenchimento do cadastro em nosso sistema. Ele é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação das pesquisas publicadas e com a correta citação de trabalhos publicados.

O processo de criação é simples e indutivo. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org/signin 

Ao preencher as informações no campo dos metadados, retire o "s" do endereço "https" ficando apenas http://orcid.org/XXX

Em tempo, convidamos a acessar o sistema e atualizar seu cadastro, principalmente as palavras-chave da sua área de pesquisa. Isso ajudará na recuperação da informação da área e no envio de futuros convites para revisar artigos.

 

Agradecemos a parceria!

Equipe Editorial Revista Plurais

 
Publicado: 2018-03-30