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 REDE LATINO-AMERICANA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, DA CIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS

 CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA PLURAIS – DOSSIÊ TEMÁTICO ENLACE ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

Organizadores: Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim (UNEB/GIPRES) e Profa. Dra. Arlete Ramos (UESB/ GEPEMDECC)

 Ementa: O dossiê, como objetivo geral, pretende apresentar resultados pesquisas da Rede Latino-Americana de Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede PECC-MS), cuja parceria de pesquisa vem se consolidando no sentido de um comum. Especificamente, busca superar o diálogo entre as tradições de estudos de movimentos sociais e aprofundar o debate sobre as relações da sociedade com a educação e as tecnologias. Especialmente, no Brasil, no México, Venezuela e Colômbia, esta publicação apresenta em dois eixos entrelaçados: 1) discutir abordagens teóricas e metodológicas envolvendo as tecnologias e seus desdobramentos como dispositivos para análise da formação de movimentos sociais emancipatórios e não emancipatórios, da formação de coletivos e de suas interações com outros atores, incluindo Estados e suas práticas socioeducativas. E, 2) analisar o uso/produção de conhecimentos e tecnologias por movimentos sociais emancipatórios e/ou não e aplicados à educação.

Prazo limite para submissão de artigos: 30 de agosto de 2022

 

CALL FOR ARTICLES FOR THE PLURAL MAGAZINE – THEMATIC DOSSIER LINK BETWEEN SOCIAL MOVEMENTS, EDUCATION AND TECHNOLOGIES: CHALLENGES OF CONTEMPORARY

Organizers: Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim (UNEB/GIPRES) and Prof. Dr. Arlete Ramos (UESB / GEPEMDECC)

Summary: The dossier, as a general objective, intends to present research results from the Latin American Network of Rural, City and Social Movements Education (PECC-MS Network), whose research partnership has been consolidating in the sense of a common. Specifically, it seeks to overcome the dialogue between the traditions of social movement studies and deepen the debate on society's relations with education and technologies. Especially in Brazil, Mexico, Venezuela and Colombia, this publication presents two intertwined axes: 1) to discuss theoretical and methodological approaches involving technologies and their developments as devices for analyzing the formation of emancipatory and non-emancipatory social movements, the formation of collectives and their interactions with other actors, including States and their socio-educational practices. And, 2) to analyze the use/production of knowledge and technologies by emancipatory social movements and/or not and applied to education.

 

Deadline for submission of articles: August 30, 2022

CONVOCATORIA DE ARTÍCULOS PARA LA REVISTA PLURAL – DOSSIER TEMÁTICO ENLACE ENTRE MOVIMIENTOS SOCIALES, EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍAS: DESAFÍOS DE LA CONTEMPORÁNEA

 Organizadores: Profr. Dr. Natanael Reis Bomfim (UNEB/GIPRES) y Prof. Dr. Arlete Ramos (UESB / GEPEMDECC).

Resumen: El dossier, como objetivo general, pretende presentar resultados de investigación de la Red Latinoamericana de Educación Rural, de Ciudad y de Movimientos Sociales (Red PECC-MS), cuya asociación de investigación se viene consolidando en el sentido de un común. Específicamente, busca superar el diálogo entre las tradiciones de los estudios de movimientos sociales y profundizar el debate sobre las relaciones de la sociedad con la educación y las tecnologías. Especialmente en Brasil, México, Venezuela y Colombia, esta publicación presenta dos ejes entrelazados: 1) discutir los enfoques teóricos y metodológicos que involucran las tecnologías y sus desarrollos como dispositivos para analizar la formación de movimientos sociales emancipatorios y no emancipadores, la formación de colectivos y sus interacciones con otros actores, incluidos los Estados y sus prácticas socioeducativas. y, 2) analizar el uso/producción de conocimientos y tecnologías por parte de movimientos sociales emancipatorios y/o no aplicados a la educación.

Fecha límite de envío de artículos: 30 de agosto de 2022

 

 

 

  • Chamada: dossiê temático “Saúde Mental e Educação: debates e desafios contemporâneos que se impõe ao setor educação e seus atores”.

    2023-11-22

    O Corpo Editorial da Plurais – Revista Multidisciplinar, convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para o dossiê temático “Saúde Mental e Educação: debates e desafios contemporâneos que se impõe ao setor educação e seus atores”.

    O dossiê é organizado pelas Profas. Dra. Rosângela da Luz Matos – UESB/UNEB, Dra. Deise Juliana Francisco – UFAL.

    A data para início de submissão é 21/11 a 20/12 Publicação em: Junho de 2024

     

    A proposição do dossiê justifica-se, em parte, no cenário atual de saúde mental de jovens e adultos que, conforme especialistas, no Brasil, mostra-se como uma segunda epidemia considerando-se o pós Covid19. Números do Datasus (2022)[1] apontam que o total de óbitos por lesões autoprovocadas dobrou nos últimos 20 anos, passando de 7 mil para 14 mil.  Conforme a Organização Mundial de Saúde (2021)[2], estima-se que 10% a 20% dos adolescentes vivenciem problemas de saúde mental. E, metade de todas as condições de saúde mental, são registradas aos 14 anos de idade, em sua maioria não detectadas e tratadas. Qualidade de vida, relações familiares e com os pares, violências e necessidades socioeconômicas são alguns dos determinantes sociais a serem observados para a produção de saúde mental entre jovens estudantes. Além desses há estigmas, discriminação dos que fazem parte de minorias étnicas, sexuais ou que vivenciam a gravidez e a paternidade no período escolar.

    De outra parte, quando se fala da população adulta trabalhadora, dados anteriores à pandemia apontavam episódios depressivos como a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de trabalho, correspondendo a 30,67% do total, seguida de outros transtornos ansiosos (17,9%) (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2022). O que as pesquisas mostram é que são diversos os contextos que produzem adoecimento psíquico e um dos principais refere-se ao ambiente laboral. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (2022) o trabalho pode ser gerador de múltiplos adoecimentos, uma vez que amplifica questões sociais mais amplas que afetam negativamente a saúde mental, incluindo discriminação e desigualdades. Dados produzidos em 2019, pela OMS, mostrou que 15 % dos adultos em idade ativa sofreram algum tipo de transtorno mental no ambiente laboral (OMS, 2019).

    O objetivo do dossiê ao tomar o tema da Saúde Mental e Educação é retomar o debate proposto na Carta de Otawa[3], marco referência para as ações de promoção em saúde voltadas para coletivos de indivíduos e ambientes (social, físico, natural ou construído). Em especial toma-se os princípios de criação de ambientes favoráveis à saúde, reforço da capacidade de ação de indivíduos e comunidades e o desenvolvimento de habilidades pessoais como alvos para a ação de promover saúde mental nos ambientes educacionais.

    A escolha pela promoção à saúde deriva, também, das reflexões propostas por Almeida Filho (2011) em torno do conceito de promoção à saúde e seus desdobramentos em práticas de cuidado afirmativas, voltadas para práticas coletivas que ofertem um espaço de acolhida e construção de laços sociais significativos para que os sujeitos possam desenvolver habilidades para lidar com situações difíceis ou adversidades, além de garantir acesso a informações, a bens culturais e a liberdade de expressão. Para Almeida Filho (2011, p. 119) a saúde constituí objeto complexo e plural que tem potencial no campo geral de promoção da saúde para contribuir “... para a redução do sofrimento causado por problemas de saúde na comunidade”.

    Neste contexto nos interessa dar visibilidade para pesquisas e práticas extensionistas que tenham o tema da saúde mental e a educação como objeto de seu fazer na relação com estudantes, professores e gestores no ensino fundamental e superior. 

    Por fim, gostaríamos de dizer que a proposta desse dossiê tem inspirações, ao menos, em dois intelectuais que tomaram a experiência da educação formal como chave de produção de um outro mundo possível para o presente e o futuro de cada humano. Albert Camus, na obra O Primeiro Homem (1994), nos oferece um texto autobiográfico sobre sua vida escolar[4] e seu papel definidor para aquilo que sua voz literária viria a ser para cada um de nós e para a cultura do séc. XX. Hannah Arendt, no texto A Crise na Educação (1990) [5], nos diz que a responsabilidade central das instituições educacionais e seus profissionais está em introduzir as novas gerações em mundo historicamente construído e partilhado. Nas palavras da Arendt, cabe aos adultos cuidar dos recém-chegados ao mundo e do mundo, para que crianças, adolescentes e jovens vivam em um mundo onde possam criá-lo, de formas as quais não poderíamos ser capazes de prever.

    Esperamos contar com a presença de muitas vozes para este debate crítico que o presente nos impõe, a saúde mental no contexto da educação.

     

    [1] Datasus. Violência Interpessoal/Autoprovocada – Ministério da Saúde, Brasil. 2022. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinannet/cnv/violebr.def 

    [2] Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS). Relatório de Saúde Mental de Jovens. 2021. Disponível em:  https://www.unicef.org/brazil/saude-mental-de-adolescentes

    [3] Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf

    [4] CAMUS, Albert. 6 bis – A escola. In: O Primeiro Homem. 3ª impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. p. 123 – 157.

    [5] ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In:  Entre o Passado e o Futuro. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1990. p. 221 – 247.

    Saiba mais sobre Chamada: dossiê temático “Saúde Mental e Educação: debates e desafios contemporâneos que se impõe ao setor educação e seus atores”.