Histórico do periódico

Revista Plurais, a partir de 2016, passa a ser assumida pelo Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia – GESTEC UNEB. Conta com expressiva participação de Programas stricto sensu na modalidade Profissional de pesquisa, reunindo estudiosos da Área de Educação, com o intuito de promover a difusão e a divulgação do conhecimento nessa Área.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens a seguir: as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas. Os autores devem informar o ORCID em seu cadastro, no Sistema da Revista.

Os artigos deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, destacando-se as seguintes recomendações:

  1. Formato do arquivo: todos os textos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER; e devem estar gravados em extensão RTF (Rich Text Format), no limite de 2MB, com metadados devidamente preenchidos.
  2. Formatação dos textos, incluindo Referências:
  • Textos encomendados/Dossiê Temático: artigos escritos por pesquisadores que discutam a temática do Dossiê, resultantes de estudos e pesquisas originais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão: 15-25 páginas, incluindo as Referências; alinhamento justificado; fonte Arial 12, espaço 1,5. Para as citações destacadas: parágrafo 6pt acima e abaixo, espaço simples. Margem 2,5 para tudo.
  • Textos submetidos

A. Projetos/Propostas de Intervenção: trabalhos de pesquisa desenvolvidos por meio da metodologia intervencionista - 10-15 páginas, alinhamento justificado; fonte Arial tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5, sem espaços entre parágrafos; sem recuo de parágrafo.
B. Resumos Expandidos de Anteprojeto de Pesquisa (em andamento) – 05-10 páginas, alinhamento justificado; fonte Arial tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5, sem espaços entre parágrafos; sem recuo de parágrafo.

  1. Os textos devem ser originais, e apresentar Resumo/Palavras-Chave; Resumen/Palabras Clave e Abstract/Keywords. O título do artigo também deve ser informado nestes três idiomas
  • Referências: devem vir após a parte final do artigo, em ordem alfabética. A lista dos autores e das publicações deve seguir a NBR 15469:2015, contendo, exclusivamente, autores e textos citados no trabalho.
  • Ilustrações, tabelas, quadros e figuras (gráficos, desenhos, fotografias etc.) devem ser inseridos diretamente no texto nas extensões .tif ou .jpg: numeradas, tituladas, com indicação das fontes. A resolução das imagens deve ser, no mínimo, de 250 pixels.
  • Citações, Referências, Notas de Rodapé, etc.: devem seguir as normas ABNT (NBR 15469:2015) para artigos: as citações bibliográficas ou de website, inseridas no próprio texto, devem vir entre aspas ou em parágrafo com recuo e sem aspas, remetendo ao autor.
  • Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (a, b).
  • Quando o autor faz parte do texto, este deve aparecer em letra cursiva. Exemplo: De acordo com Freire (ano, p)...
  • Quando o autor não faz parte do texto, este deve aparecer ao final do parágrafo, entre parênteses e em letra maiúscula. Exemplo: A pedagogia das minorias está à disposição de todos (FREIRE, 1982, p. 35).
  • Notas de Rodapé: devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e aparecer no rodapé da página.

O conteúdo dos textos é de inteira responsabilidade dos autores, e sua redação deve estar em conformidade com a gramática e a ortografia da língua portuguesa. A obra deverá ser original e de caráter inédito.

Os autores só poderão publicar, no máximo, um artigo por ano. Os artigos que não cumprirem as normas, aqui, estabelecidas, serão devolvidos com as devidas explicações e/ou recomendações.

 

Em 2018, a Plurais Revista Multidisciplinar passa a incluir o uso do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) como parte do preenchimento do cadastro em nosso sistema. Ele é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação das pesquisas publicadas e com a correta citação de trabalhos publicados.

O processo de criação é simples e indutivo. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org/signin

Os textos, com no máximo três autores, pelo menos um mestre ou doutor, serão submetidos ao Conselho Editorial da Revista para apreciação.