ETNOGRAFIA E ETNOBIOLOGIA SOBRE O USO DA JUREMA-PRETA (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) PELOS ÍNDIOS PANKARARÉ (NORDESTE DO BRASIL)

Autores

  • Edilson Alves dos Santos
  • Antônio Euzébio Goulart Santana
  • Elaine Patrícia de Souza Oliveira
  • Juracy Marques dos Santos
  • Ulysses Paulino de Albuquerque

Palavras-chave:

Etnobotânica, Semiárido, Cosmovisão, Rituais.

Resumo

Os pankararé ocupam uma área do nordeste do estado da Bahia situada dentro do Raso da Catarina, no município de Glória, BA. Com o objetivo de compreender a forma como esses indígenas usam a jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd) Poir) em seus rituais sagrados, particularmente, a ciência do índio e a festa do amaro, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com homens e mulheres adultos da comunidade acompanhados pelo responsável da aldeia, o cacique Afonso. Para este povo o vinho da jurema produzido com a raiz é consumido com o objetivo de obter a cura do corpo e da alma através do contato com os encantados. Estabelece-se como um dom, um encantado (praiás), como uma força sagrada da natureza, dotada de saberes mágicos ou cósmicos, fortemente cultuada nas tradições pankararé, uma vez que na sua cosmovisão e ritualidade a ingestão do vinho traz revelações, força espiritual e os conservam em suas tradições enquanto povo indígena ecologicamente associado à vegetação de Caatinga, o que permite fortes relações com a conservação da sua biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, E.; EUZÉBIO GOULART SANTANA, A.; PATRÍCIA DE SOUZA OLIVEIRA, E.; MARQUES DOS SANTOS, J.; PAULINO DE ALBUQUERQUE, U. ETNOGRAFIA E ETNOBIOLOGIA SOBRE O USO DA JUREMA-PRETA (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) PELOS ÍNDIOS PANKARARÉ (NORDESTE DO BRASIL). Revista Ouricuri, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 055–074, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6457. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)