FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Floração, Frutificação, Mudança Foliar, Floresta Atlântica Alagoana.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo registrar o comportamento fenológico reprodutivo e vegetativo de espécies de plantas no fragmento de Mata Atlântica da Fazenda Boa Vista, pertencente à Usina Cachoeira S. A., Estado de Alagoas. Neste fragmento foram marcadas vinte parcelas de 10 x 10 m, onde foram feitas observações fenológicas mensais no período de novembro de 2007 a outubro de 2008 e dezembro de 2008, através de binóculo e anotações em caderno de campo. Foram registrados os dados de atividade e intensidade das fenofases de queda foliar, formação de folhas novas, floração e frutificação, além do modo de dispersão de cada espécie. Testes de correlação de Spearman (rs) foram realizados, relacionando o número de espécies entre cada fenofase por mês e também entre as fenofases e os fatores climáticos (temperatura média mensal e precipitação total mensal). Nas observações, 31 espécies apresentaram a fenofase de floração ou frutificação. Nestas, as fenofases de frutificação, queda de folhas e formação de folhas novas tiveram um baixo valor de intensidade ao longo do período de estudo, embora altos valores de atividade concentraram os eventos fenológicos com o aumento na precipitação. Entretanto, nenhum teste mostrou correlação significativa. Muitas espécies apresentaram um modo de dispersão zoocórico e estas frutificaram principalmente com as primeiras chuvas. Assim, com estes resultados, demonstra-se a importância da precipitação sazonal para a emergência dos padrões fenológicos, mesmo que essas variáveis não tenham se correlacionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Soares Ferreira Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Setor de Ecologia, Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoa

Flávia de Barros Prado Moura, Universidade Federal de Alagoas

Setor de Ecologia, Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas/ Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biologicas e da Súde (ICBS).

Referências

ASSIS, J.S. Biogeografia e conservação da biodiversidade: projeções para Alagoas. Maceió: Catavento, 2000

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

SOARES FERREIRA JÚNIOR, W.; DE BARROS PRADO MOURA, F. FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 097–123, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6437. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)