FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBÓREO DE FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA DO NORDESTE ORIENTAL, MUNICÍPIO DE CORURIPE, ALAGOAS, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Levantamento florístico, Comunidade arbórea, Floresta Atlântica.

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar o levantamento florístico das espécies arbóreas de fragmentos de Mata atlântica da Usina Coruripe (10º 18" 8.17 Se 36º 05" 48,87 W), município de Coruripe-AL. A área total possui, aproximadamente, 5.929,36 ha e é coberta por fragmentos de floresta ombrófila aberta de diversos tamanhos e em diferentes estágios sucessionais. O clima da região é do tipo As’. segundo a classificação de Kóôppen. caracterizado como clima tropical chuvoso. com verão seco. Foram registradas 155 espécies pertencentes a 108 gêneros e 48 famílias. As famílias com maiores número de espécies, Myrtaceae (15), Fabaceae-Mimosoideae (13), Fabaceae-Faboideae (12) e Fabaceae-Caesalpinoideae a Sapindaceae (8). têm sido reportada como de maior riqueza em diversos levantamentos realizados na Floresta Atlântica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aliete Bezerra Lima Machado, Universidade Federal de Alagoas: Arapiraca, Alagoas, BR

Doutora em Química e Biotecnologia, Professora da Universidade Federal de Alagoas-Arapiraca.

Lúcia de Fátima de Carvalho Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Florestal, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José Lima Rosa Neto, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, Pela Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.

Rosângela Pereira de Lyra Lemos, Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas

Mestra em Biologia Vegetal, Bióloga do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas

Referências

ALVES JR.et al. Efeito de borda na estrutura de espécies arbóreas em um fragmento de floresta ombrófilia densa, Recife, PE. Revista Brasileira de Ciências Agrária, v. 1, p. 49-56, 2006.

ASSIS, J.S. Biogeografia e conservação da biodiversidade: projeções para Alagoas. Maceió: [S.l.]: Edições Catavento, 2000. 200 p.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

ALIETE BEZERRA LIMA MACHADO, M.; DE FÁTIMA DE CARVALHO CHAVES, L.; LIMA ROSA NETO, J.; PEREIRA DE LYRA LEMOS, R. FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBÓREO DE FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA DO NORDESTE ORIENTAL, MUNICÍPIO DE CORURIPE, ALAGOAS, BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 055–072, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6433. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão