MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28.

Autores

  • Prof Jerônimo Santos Secretaria de Educação de Pernambuco

Palavras-chave:

Participação, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local, Mulher e Pesca Artesanal.

Resumo

A presente pesquisa visa relacionar a participação política das pescadoras de Belo Jardim, localizado no agreste de Pernambuco, na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local. Considerando que a pesca artesanal tem peculiaridades quando exercida tradicionalmente por homens, a análise aqui, se destina, principalmente, apresentar a desvalorização política das pescadoras filiadas à colônia. Tomando como estudo de caso a colônia de pescadores/as de Belo Jardim, a pesquisa buscou refletir sobre o nível de participação dessas pescadoras na construção de políticas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira. Observa-se que em várias situações, as mulheres pescadoras se fazem presentes nas reuniões da colônia, porém suas escolhas não são respeitadas e nem reconhecidas dentro dos espaços de decisão. A desvalorização dos seus trabalhos e a falta de reconhecimento social pelos seus pares inviabiliza a atuação política feminina nos espaços democráticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos os procedimentos metodológicos, da observação direta, análise documental, roteiro de entrevistas semiestruturada com os representantes da colônia e trabalhadores e trabalhadoras de pesca artesanal. Através dos resultados verificamos que não houve uma participação efetiva das pescadoras na construção de políticas públicas para o desenvolvimento local da comunidade pesqueira em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof Jerônimo Santos, Secretaria de Educação de Pernambuco

Bacharelado em Sociologia peal UFRPE.

Especialista em Políticas Públicas pela UFRPE.

Mestre em Extensão Rural e Desemvolvimento Local

Coordenador Pedagógico.

Referências

DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social participativa. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 1996.

DE JESUS, P. Desenvolvimento Local. In: CATTAN Antonio David I (Org.) A Outra Economia. Porto Alegre, Veraz Editores. 2003.

FALQUET, J. Três questões aos movimentos sociais progressistas: contribuições da teoria feminista à análise dos movimentos sociais.

Ministério do desenvolvimento Agrário – MDA. Portal NEAD.

Artigo do mês. nº 289. 23 jun - 03 jul 2005. Disponível em HTTP://www.nead.org.br/index.php acesso outubro de 2011.

GEHLEN, V.R.F.; RAIMUNDO, V.J.; SILVA, A.R.S.; ALENCAR, M.M.C.M. O Trabalho e o Lugar: A Pesca Artesanal na Ilha de Deus. In: CALLOU, Angelo Fernades Brás. TAUK SANTOS, Maria Salett. GEHLEN, Vitória Régia Fernandes (Organizadoras). Comunicação, gênero e cultura em comunidades pesqueiras contemporâneas. Recife, 2009.

GUERRA, Christiane Lima Fernandes. Participação popular e Educação Ambiental no trabalho da Comissão voluntária de defesa e prevenção das praças do bairro de Jardim São Paulo. TCC, UFPE, CCSA, 1999.

MELO. Maria de Fátima Massena. STADTLER, Hulda Helena Coraciara.

Formas de adaptação entre pescadoras artesanais: produção e reprodução. In: XXVIII Congresso Internacional da Alas. Recife. 2011.

NOVAES, Mª de Lourdes. O trabalho da mulher na agricultura familiar. In: LIMA, M.E.B.; COSTA, A.A.A.; COSTA, A.; ÁVILA, M.B.; SOARES, V.L. (Organizadoras). Transformando a relação trabalho e cidadania: Produção, reprodução e sexualidade. 1º Edição. São Paulo: CUT/BR, 2007. p. 151-165.

PIRES, L.H. A descentralização do poder e a regionalização das soluções. In: DOWBOR, Ladislau. POCHMANN, Márcio (Orgs). Políticas para o desenvolvimento local. 1º Edição. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008. p. 105- 129.

SANTOS, Graciete. As Relações de Gênero na Agricultura Familiar. In: LIMA, M.E.B.; COSTA, A.A.A.; COSTA, A.; ÁVILA, M.B.; SOARES, V.L. (Organizadoras). Transformando a relação trabalho e cidadania: Produção, reprodução e sexualidade. 1º Edição. São Paulo: CUT/BR, 2007. p. 167-174.

SCOOT, Joan. Gênero: Uma categoria útil para a análise histórica. Educação &

Realidade, Porto Alegre, Recife: SOS Corpo. 1995.

SOUZA, Maria Luiza de. Desenvolvimento de Comunidade e Participação. 7ª Ed. Cortez Editora. São Paulo. 2000.

STADTLER, Hulda. Relações sociais de gênero e violência no campo e na agricultura familiar. In: Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder. Florianópolis. 2008.

______, Hulda. A identidade de gênero como ferramenta política entre as lideranças femininas da pesca em Pernambuco In: II Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Culturas, leituras e Representações. [S.L]. 2009.

TATAGIBA, Luciana. Os Conselhos Gestores e a Democratização das Políticas Públicas no Brasil. In: DAGNINO, Evelina. Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

TAUK SANTOS, Maria Salett. Comunicação e informação: Identidades e fronteiras. São Paulo/Recife: Bagaço, 2000.

TEXEIRA, Elenaldo Celso. O Local e o Global: limites e desafios da participação cidadã. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

SANTOS, P. J. MULHER E PESCA ARTESANAL: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS PESCADORAS DE BELO JARDIM – PE PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COLÔNIA Z-28. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 014–026, 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/2277. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão