PERFIL DOS PESCADORES NA REGIÃO DO TERRITÓRIO DE PIEMONTE DO PARAGUAÇU- BAHIA, BRASIL

Autores

  • Adriana Maria Cunha da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Fabrício de Lima Freitas

Palavras-chave:

Gestão social, Atividades, Identidade.

Resumo

O Estado da Bahia é formado por 27 territórios de Identidade, entre eles o Piemonte do Paraguaçu que possui uma área de 17.753,43km² e que têm na sua base 14 municípios. O propósito do presente estudo foi analisar, dentro do território de identidade, os municípios de Macajuba, Mundo Novo e Ruy Barbosa. No período de julho a novembro foram aplicados 120 questionários quali-quantitativo com os associados dos municípios para se conhecer a situação socioeconômica e ambiental dos pescadores de cada município. A pesca artesanal permanece como fonte de subsistência e complementação de renda de algumas das regiões estudadas. As características sociais dos pescadores revelam que esta parcela da população, apesar de produtiva, é bastante carente, e necessita de um acompanhamento social bastante decisivo. Apresentam ainda como uma classe onde prevalece o baixo grau de instrução, com uma renda familiar reduzida e um profissional desatualizado com relação às novas tecnologias de pesca e de beneficiamento do pescado. Existe a necessidade, portanto, de se promover cursos de qualificação e requalificação, que visem garantir a exploração sustentável dos recursos pesqueiros, contribuindo, para o desenvolvimento deste setor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Cunha da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Geociências, Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia, Professora do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, 

Fabrício de Lima Freitas

Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, Professor Assistente B da Universidade do Estado da Bahia, 

Referências

AGENCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. Aquicultura e Pesca. Situação Atual. Disponível em: . Acessado em 10 de maio de 2014.

ALBINATI, R.C.B., Aquicultura em pequenos açudes no Semiárido. Bahia Agrícola, v.7, n.2, abr. 2006.

BRASIL. Secretaria do Planejamento. Território de Identidade da Bahia. Disponível em: . Acessado em: 08 de maio de 2014.

CAMARGO, Sabrina G. O. de; POUEY, Juvêncio L. O. F.; Aquicultura - um Mercado em Expansão (AQUACULTURE - AN EXPANDING MARKET).

CAPELLESSO, A. J.; CAZELLA, A. A. Pesca artesanal entre crise econômica e problemas socioambientais: Estudo de caso nos municípios de Garopaba e Imbituba (SC). Ambiente & Sociedade. Campinas v. XIV, n. 2; p. 15 -33; jul.-dez. 2011.

CORDELL, J. Marginalidade social e apropriação territorial marítima na Bahia. In: Diegues, A.C.C. & Moreira, A.C.C. (orgs.),São Paulo, SP ,Brasil: NUPAUB- USP, 2001.

DIEGUES, A. C. S. A. A sócio-antropologia das comunidades de pescadores marítimos no Brasil. Revista Etnográfica, v.3, n.2, p.361-375, 1999.

DIEGUES, A.C. Pesca e marginalização no litoral paulista. 1973. 187 f. Dissertação (Mestrado) - NUPAUB; CEMAR, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1973.

LIMA, A. S. Perfil do consumo de pescado na cidade de Jatobá- PE (Brasil). Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2011.

LIMA, R. R. B. Avaliação socioeconômica e de esforço e técnica de pesca dos pescadores artesanais do município de Abaré- BA. 2011. 47 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2011.

LUPCHINSKI JUNIOR, Enio. Avaliação da composição genética da linhagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e das gerações de g0 e f1 da linhagem GIFT. Maringá. Estado do Paraná, Janeiro, 2007.

MARCELINO, A. D. A. Perfil do consumo de pescado na cidade de Jatobá-PE (Brasil). 2009. 49 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2009.

MENEZES, R. A. M. Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Pesca Artesanal do Município de Petrolândia - PE. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)- Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2010.

RESENDE, E. K. de. A pesca em águas interiores. 2006. Disponível em: . Acessado em 09 de maio de 2014.

SABAGG, Omar Jorge.; ROZALES, Rafael dos Reis.; TARSITANO, Maria Aparecida Anselmo.; SILVEIRA, Alexandre Ninhaus,. Análise econômica da produção de tilápias (Oreochromis niloticus) em um modelo de propriedade associativista em Ilha Solteira/SP.

SANTOS. J. P. B. O impacto das políticas públicas sobre as práticas tradicionais dos pescadores da ilha de Itamaracá-PE: o caso da bolsa família nas comunidades de Jaguaribe e Pilar. Pós graduação em Administração e Desenvolvimento Rural. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2012.

SANTOS. M.A.S. A cadeia produtiva da pesca artesanal no Estado do Pará: Estudo de caso no nordeste paraense. Amazônia: Ci. & Desenv., Belém, v.1, n.1, jul. /dez. 2005.

SEBRAE. Diagnóstico da cadeia Produtiva Da tilápia na Bahia- Salvador, 2006.

SILVA, A. S. Diagnóstico da Pesca Artesanal no Povoado de Marreca Velha- Xiquexique- Bahia- Brasil. 2008. 57 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2008.

VASCONCELOS, M.; DIEGUES; A. C. S. A; SALES, R. R. Limites e possibilidades na gestão da pesca artesanal costeira. In: Costa, A. L. (Org.) Nas Redes da Pesca Artesanal. Brasília: IBAMA – MMA, 2007, p.15-83.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

SILVA, A. M. C. da; FREITAS, F. de L. PERFIL DOS PESCADORES NA REGIÃO DO TERRITÓRIO DE PIEMONTE DO PARAGUAÇU- BAHIA, BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 105–116, 2015. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1487. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão