Avaliação da Potabilidade da Água Consumida por Quilombolas em Juazeiro, Ba, Brasil

Autores

  • Roberto de Oliveira Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Fernanda Granja da Silva Oliveira Doutoranda em Biotecnologia / UEFS
  • Maria Aparecida Barboza dos Santos Fundação Nacional de Saúde FUNASA, Polo Juazeiro-BA
  • Tâmara de Almeida e Silva UNEB-Campus VIII, Paulo Afonso/BA
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura LEA-UFRPE; PPGETno-UFRPE; PPGDSL-UPE; PPGEcoH-UNEB-Campus VIII, Paulo Afonso/BA.

Palavras-chave:

Povos tradicionais, qualidade da água, políticas públicas.

Resumo

As comunidades quilombolas destacam-se no cenário nacional, pela carência de estudos em especial no que se refere às condições ecosanitários e de qualidade de vida. Politicamente, passaram a ter maior visibilidade, a partir da Constituinte de 1988 O presente trabalho objetivou avaliar os padrões de potabilidade da água usada para consumo humano na Comunidade Quilombola de Barrinha da Conceição, Juazeiro, Bahia. A Comunidade está localizada na zona rural do munícipio (S 9°27’46’’ e W 40°33’09,3’’) a aproximadamente 05 quilômetros da sede, às margens do Rio São Francisco, ocupando uma área de aproximadamente 14,5 há onde vive uma população de cerca de 45 habitantes. A água consumo humano é captada diretamente do Rio São Francisco, chegando às residências, sem nenhum tratamento. A coleta e análise de água utilizou o método substrato cromogênico e fluorogênico. Foram realizadas análises físico-químicas e bacteriológicas. Também foram aplicados questionários estruturados para compreensão do consumo de água e informações sobre as ocorrências de doenças relacionadas com a água consumida pela comunidade. Foi detectada a presença de coliformes totais e Escherichia coli em 100% das amostras, estando, portanto, em desconformidade com a Legislação vigente que trata do controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Outros problemas socioambientais foram detectados, como o destino de urina e fezes a céu aberto e o do lixo produzido na comunidade, de forma aleatória no território, por não haver coleta sistemática. Assim, faz-se necessário a aplicabilidade de políticas públicas para garantir a cidadania das comunidades quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Possui graduação em Biologia - UPE Campus Petrolina (2000). Atualmente é professor de Biologia, especialista em Educação Ambiental na rede Estadual da Bahia e Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade Estadual da Bahia-UNEB/CAMPUS VIII-Paulo Afonso/BA. Participa como Pesquisador Colaborador do Projeto de pesquisa Socioambiental com enfase nas Etnociências em comunidades indígenas e Comunidade Quilombolas-UNEB CAMPUS III-Juazeiro/BA.

Fernanda Granja da Silva Oliveira, Doutoranda em Biotecnologia / UEFS

Doutoranda em Biotecnologia (UEFS), Mestre em Recursos Naturais do Semiárido pela UNIVASF, na linha de pesquisa Química e atividade biológica, com experiência em ensino técnico, superior e pós-graduação. Especialista em Farmacologia Geral pela UCDB (2011). Graduação em Farmácia (UEPB), com experiência na indústria farmacêutica, com ênfase na área de Garantia da Qualidade e Desenvolvimento de Medicamentos e Fitoterápicos.

Maria Aparecida Barboza dos Santos, Fundação Nacional de Saúde FUNASA, Polo Juazeiro-BA

Possui graduação em agronomia pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Atuou como funcionária pública da Fundação Nacional de Saúde, desenvolvendo atividades com áreas indígenas desde 2007. Atua como educadora em Saúde Ambiental, no âmbito da FUNASA.

Tâmara de Almeida e Silva, UNEB-Campus VIII, Paulo Afonso/BA

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988), especialização em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) , mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) . Atualmente é Professora Adjunto B da Universidade do Estado da Bahia, Vice-Coordenadora do Mestrado da Universidade do Estado da Bahia, Revisor de periódico da Tropical Oceanography (Impresso), Revisor de periódico da Brazilian Journal of Biology (Impresso) e Revisor de periódico da Marine Biology Research (Print). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: recifes de coral, estuário, zooplâncton, demersal, trap light.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, LEA-UFRPE; PPGETno-UFRPE; PPGDSL-UPE; PPGEcoH-UNEB-Campus VIII, Paulo Afonso/BA.

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação/Brasil (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE/Brasil (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE/Brasil (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE/Brasil e UBA/Argentina (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB/Brasil (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos-Universidade do Porto/Portugal (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIAPE: 1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado).Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Paleontologia de Anfíbios do Cretáceo; Ecologia, Zoologia, Morfologia, Reprodução e Conservação de Anfíbios Anuros e Répteis (exceto Serpentes) e Gestão Ambiental. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D e CTF IBAMA/SISBIO: 467810.

Referências

ALMEIDA, A. W. B. Quilombos: identidade étnica e territorialidade. In: O’DWYER, Eliane Cantarino (ORG.). Os quilombos e as novas etnias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. 296p.

ALVIM, R. G. Ecologia Humana: da visão acadêmica aos temas atuais. Maceió, AL, Edufal, 2012.

ANTONY, R. M.; RENUGA, F. B. Microbiological analysis of drinking water quality of Ananthanar channel of Kanyakumari district, Tamil Nadu, India. Revista Ambiente & Água, v. 7, n.2, p. 42-48, 2012. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.881

BEGON, M; TOWSEND, C. R. & HARPER, J. L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4 ed, Porto Alegre: Artmed, 2007, 752p.

BRASIL. Agência Nacional de Águas. Projeto de gerenciamento integrado das atividades desenvolvidas em terra na Bacia do São Francisco. Subprojeto 4.5C – Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco -PBHSF (2004-2013), 2004, p. 37.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional da Saúde. Manual de Saneamento. s/d, 373p. Disponível em www.sebrae.com.br/customizado/gestão-ambiental-biblioteca/bib_manual_saneamento.pdf acessado em 09/11/2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Normas e Padrão da potabilidade de água destinada ao consumo humano. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 26 de março de 2004, seção 1, p.266.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias. Guia de Bolso. 8ª ed. rev. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS nº 2914 de 12/12/2011. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 14 de dezembro de 2011. Disponível em www.comitepcj.gov.br.download/Portaria_MS_2914-11.pdf. Acessado em 13/07/2012.

BRASIL. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional Integral da População Negra – Plano Operativo. Brasília, 2008. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_populacao_negra_plano_operativo.pdf. Acesso em 27/07/2012.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Perfil das comunidades quilombolas: Alcântara, Ivaporunduva e Kalunga. Brasília, DF, 2005.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Programa Brasil Quilombola. Brasília, DF, 2004. Disponível em: www.seppir.gov.br/.arquivos/pbq.pdf. Acesso em 04/07/2012.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Programa Brasil Quilombola: Diagnóstico de Ações Realizadas Julho 2012. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.seppir.gov.br/destaques/diagnostico-pbq-agosto. Acesso em 10/02/2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria em Vigilância de Saúde. Vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano. 2006, 212 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).

CAVALCANTE, R. B. L. Ocorrência de Escherichia coli em fontes de água e pontos de consumo em uma comunidade rural. Revista Ambiente & Água, v. 9, n. 3, p. 550-558, 2014. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1301.

FEITOSA NETO, A.; SILVA, J. L.; MOURA, G. J. B.; CALAZANS, G. M. T. Avaliação da qualidade de água potável de escolas da rede pública em Recife-PE / Brasil. Higiene Alimentar, v. 20, p. 80-82, 2006.

FINKELMAN, J. (ORG). Caminhos da saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. Disponível em SciELO Books <http://books.scielo.org> Acesso em 10/07/2011.

FRANCO, R. M. Ocorrências em suínos abatidos na Grande Rio e sua viabilidade experimental em linguiça frescal tipo toscana. 2002. 153 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2002.

LKP Diagnósticos. Disponível em http://www.lkpdiagnosticos.com.br/produtos.php. Acesso em 20/07/2012.

MEDEIROS, P. R. O.; KNOPPERS, B. A.; SANTOS-JÚNIOR, R. C.; SOUZA, W. F. L. Aporte fluvial e dispersão de matéria particulada em suspensão na zona costeira do rio São Francisco (Se/Al). Geochimica Brasiliensis, 21(2)212 - 231, 2007.

MORAN, E. F. Ecologia Humana das populações da Amazônia. Petrópolis, RJ, 1990.

OLIVEIRA, K. W.; GOMES, F. C. O.; BENKO, G.; PIMENTA, R. S.; MAGALHÃES, P. P.; MENDES, E. N.; MORAIS, P. B. Antimicrobial resistance profiles of diarrheagenic Escherichia coli strains isolated from bathing waters of the Lajeado reservoir in Tocantins, Brazil. Revista Ambiente & Água, v. 7, n.2, p. 30-41, 2012. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.756

PARANÁ. Instituto de Terras, Cartografia e Geociências. Terra e Cidadania. Terras e Territórios Quilombolas: Grupo de Trabalho Clóvis Moura. Relatório 2005-2008, Curitiba: ITCG, 2008, v. 3.

PELCZAR-JÚNIOR, M. J.; CHAN, E. C. S.; KRIEG, N. R. Microbiologia, Conceitos e Aplicações. 2ª.ed., v.1, São Paulo: Makron Books, 1996. 524p.

QUILOMBOS DA BAHIA. Filme documentário. Portfólio/Petrobrás: Salvador, 2004.

RESENDE, A. S.; CABRA, F. Terra do rio, terra da gente: agricultura de vazante no Vale do Rio São Francisco – Januária (minas Gerais). III Simpósio Nacional de Geografia Agrária – II Simpósio Internacional de Geografia Agrária Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira – Presidente Prudente, 11 a 15 de novembro de 2005. Disponível em http://www2.fct.unesp.br/grupos/nera/publicacoes/singa2005/Trabalhos/Artigos/Sidivan%20A%20Resende.pdf. Acesso em 03/03/2014.

SANCHES, S. M.; MUNIZ, J. M.; PASSOS, C.; VIEIRA, E. M. Chemical and microbiological analysis of public school water in Uberaba Municipality. Revista Ambiente & Água, v. 10, n.3, p. 530-541, 2015. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1464.

SCHUROFF, P. A.; LIMA, N. R.; BURGOS, T. N.; LOPES, A. M.; PELAYO, J. S. Qualidade microbiológica da água do Lago Igapó de Londrina - PR e caracterização genotípica de fatores de virulência associados a Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli produtora de toxina Shiga (STEC). Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 35, n. 2, p. 11-20, 2014. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p11.

SILVA, C. C.; SILVA, E. A.; TOLEDO, L. A.; LIMA, M. A. G.; MOREIRA, R.; CÂNDIDO, M. R.; RITA, F. S.; SANTOS, C. S. Análises do perfil bacteriológico das águas do Ribeirão das Antas, no município de Cambuí (MG), como indicador de saúde e impacto ambiental. Revista Agrogeoambiental, Edição Especial n.2, p. 61-66, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Oliveira, R. de, Oliveira, F. G. da S., Santos, M. A. B. dos, Almeida e Silva, T. de, & Moura, G. J. B. de. (2015). Avaliação da Potabilidade da Água Consumida por Quilombolas em Juazeiro, Ba, Brasil. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 3(4), 45–58. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/OPR3.4.4