O lugar da identidade, da ancestralidade e da mulher negra: tessituras temáticas no conto “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo

Autores

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, Conto, Olhos d’água, Identidade negra, Mulher negra.

Resumo

Neste ensaio proponho breves reflexões sobre o lugar da identidade negra, da ancestralidade e da mulher negra que subjazem da produção literária de Conceição Evaristo, especificamente no Conto “Olhos d’água”, da obra homônima desta autora. O conto é um convite a perscrutar tanto a identidade negra quanto a ancestralidade, naquilo que alguns críticos literários chamam de desenraizamento cultural. Contudo, tais reflexões são atravessadas, a todo momento, por considerações acerca do que é ser intelectual, por acreditar que é urgente o engajamento de mais mulheres negras na luta contra o racismo e sexismo que assombram cada vez mais os nossos dias. Assim, pautada em leituras que perpassam por Bell Hooks (2005), Cornel West (1999), Michel Foucault (1979), Nilma Lino Gomes (2010), Patrícia Hill Collins (2016), Stuart Hall (2015), dentre outros, tento problematizar o lugar social da mulher negra no que tange as configurações identitárias negras que a constitui não só no conto em análise, mas também no que constitui a autora enquanto intelectual negra brasileira, uma vez que, por meio da noção de escrevivência, jogo vocabular que traz à cena as noções de escrever, viver e ser, como afirma a autora, fica claro que essa escrita é interpelada por um lugar de mulher negra, uma vez que tanto a condição de gênero quanto a de raça potencializam a escrita dessa intelectual, por se tratar de um lócus, e de uma autoria que carrega tanto as marcas da subjetividade desses lugares de fala, como a especificidade que permeiam tais condições. Assim, o conto aborda de forma literária a dor poética da pobreza, o lirismo transgeracional de mulheres negras, memórias afetivas de infância, e o mistério da cor dos olhos da mãe da protagonista, que precisa se (re)descobrir por meio do retorno às suas origens, a fim de enxergar a si mesma, a sua história, a história da sua filha e assim resgatar sua identidade. Neste ensaio, objetivo fazer um apelo poético a outras mulheres, que como eu, se descobriu negra, tardiamente, e que precisa reinventar novas formas de existir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenéia Silva Costa, Departamento de Ciências Humanas, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Salvador, Bahia, Brasil.

Possui em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2001), especialização em Língua Portuguesa: Texto, também pela UEFS, mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (2012), doutoranda em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal da Bahia. Foi professora na Educação Básica por 16 anos, atuando em escolas estaduais da Bahia,no Município de Camaçari e em escolas Particulares de Salvador. Coordenou subprojeto (A representação do negro na literatura brasileira e a produção de escritores(as) afro-brasileiros e africanos na contemporaneidade) do PIBID/LETRAS/UNEB-DCH I. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino (LINCE/CNPQ/UFBA) e do Grupo de Leitura Lidas e Vidas: mulheres africanas e escrita literária- M.A.F.E.L-, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Éticos e Africanos (Pós-Afro/UFBA). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Humanas do Campus I/UNEB e tem experiências na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de texto, Análise de Discurso, linguagens, formação de professor e relações etnicorraciais.

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: LARKIN, Elisa. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Sankofa: Matrizes Africanas da cultura Brasileira; 4. São Paulo. Selo Negro. 2009.

COLLINS, Patrícia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. In: Revista Sociedade e Estado. vol. 31, nº1. jan/abr., 2016.

DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

EVARISTO, Conceição. Apresentação. In: RUFATTO, Luiz (Org.). Questão de pele: contos sobre preconceitos. Coleção Língua Franca. Rio de Janeiro: Editora Língua Geral, 2009.

EVARISTO, Conceição. É preciso questionar as regras que me fizeram ser reconhecida apenas aos 71 anos. BBC Brasil. com. 21 mar. 2018. Disponível em: <https://www.terra.com.br/diversao/arte-e-cultura/e-preciso-questionar-as-regras-que-me-fizeram-ser-reconhecida-apenas-aos-71-anos-dizescritora>. Acesso em; 25 mar. 2018a.

EVARISTO, Conceição. Nossa fala estilhaça a máscara do silêncio. In: Carta Capital. Rio de Janeiro, 13 maio de 2017. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/conceicao-evaristo-201cnossa-fala-estilhaca-a-mascara-do-silencio201d>. Acesso em 5 mar. 2018.

EVARISTO, Conceição. O que é ser intelectual negra. Encontro Regional de Estudantes de Letras (EREL), 29 mar. 2018, Salvador. [Debate]. Universidade Federal da Bahia, 2018b.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e a produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SOUZA SANTOS, Boaventura de; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Thomas Tadeu da Silva & Guaracira Lopes Louro. 12.ed. 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

Hooks, Bell. Intelectuais negras. Estudos feministas, Florianópolis, v. 3, n.2, p. 464-478, ago./dez. 2005.

OUTHWAITE William; BOTTONORRE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Trad. Eduardo F. Alves e Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte(MG): Letramento: Justificando, 2017.

ROSÁRIO, Cláudia Cerqueira do. Oxum e o feminismo sagrado: algumas considerações sobre mito, religião e cultura. IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 28 a 30 de maio de 2008 Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

RUFATTO, Luiz (Org.). Questão de pele: contos sobre preconceitos. Coleção Língua Franca. Rio de Janeiro: Editora Língua Geral, 2009.

SOUZA, Florentina. Estudos de Expressões Identitárias. [Notas de sala de aula]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2017.

WEST, Cornel. O dilema do intelectual negro. Tradução e notas de Braulino Pereira de Santana, Guacira Cavalcante e Marcos Aurélio Souza. In: West, Cornel. The dilema of the Black Intellectual. Basic Civitas Books, 1999, p. 302-315.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Costa, J. S. (2019). O lugar da identidade, da ancestralidade e da mulher negra: tessituras temáticas no conto “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 6(9), 56–73. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/OPARAV6N9_3

Edição

Seção

Ensaios, Reflexões, Críticas e Resenhas